Não adianta de nada você adquirir um ótimo sistema de e-commerce, estar com um provedor de hospedagem perfeito, caprichar nas imagens de sua loja e criar descrições de produtos impecáveis se ninguém acessa o seu endereço na internet para ver o resultado de todo esse esforço e investimento e obviamente transformar isso em retorno. Resumindo, você tem que atrair tráfego para sua loja e tráfego qualificado para que visitas se transformem em compras efetivas. Mas como fazer isso?
Primeiramente vamos definir o que vem a ser tráfego qualificado. Tráfego qualificado é aquele que chega ao seu site como resultado final de uma pesquisa por uma determinada ação seja ela de compra ou curiosidade. Ou seja, é o internauta que chega ao seu site com interesse sobre o que você tem para mostrar ou vender e não apenas um curioso navegando pela Internet sem nenhum objetivo fixo. Esse é o melhor tráfego que você pode esperar para uma loja virtual; gente que quer comprar o que você tem para vender. Uma vez definida a parte técnica, vejamos como usar os links patrocinados para atrair este tipo de tráfego logo no lançamento de sua loja.
Existem vários programas de links patrocinados na Internet, mas indiscutivelmente o Google ganha disparado com seu Google AdWords seguido pelo Yahoo Search Marketing em segundo lugar. A sistemática é bem simples, você cria uma conta no Google AdWords, cadastra sua loja virtual, as palavras chave que você gostaria de vincular à sua loja e atribui um valor ao seu anúncio. Ele então passa a ser veiculado nas páginas de pesquisa logo nas primeiras colocações dependendo de quanto você estiver pagando por clique. O resultado é que as pessoas que entrarem no mecanismo de busca do Google procurando por uma palavra chave vinculada à sua loja poderão visualizar o seu anúncio logo nas primeiras colocações das listagens de pesquisas.
O custo deste tipo de propaganda é muito atraente, pois você só paga a cada vez que sua propaganda é clicada independentemente do número de vezes que ela for exibida, o que chamamos de sistema PPC (pay per click). Dessa forma você tem um controle efetivo sobre os custos de sua campanha publicitária, inclusive porque o Google AdWords permite que você ative ou desative a veiculação dos anúncios na hora em que você desejar. Isso dá ainda mais flexibilidade a sua estratégia de marketing, pois identificando os dias e horários em que seu site é mais procurado (com o Google Analytics por exemplo) você pode deixar a campanha ainda mais eficiente.
A princípio pode parecer difícil, mas com o tempo você verá que não é porque o sistema é muito bem explicado no site do Google (em português) e a implementação não exige nenhum tipo de programação da sua parte. Em pouco tempo você poderá atrair o tráfego que realmente interessa para a sua loja virtual. O mais interessante de tudo é que o resultado é imediato, pois logo assim que sua campanha começa a ser divulgada você poderá constatar o aumento imediato de acessos e conseqüentemente vendas.
Em breve voltaremos a esse assunto com mais dicas sobre a utilização do Google AdWords como ferramenta de divulgação de sua loja virtual.