Cinco tendências de Data & Analytics para a Nova Era Digital

Nos últimos anos, a consolidação de informações como um ativo crítico para o funcionamento do ambiente corporativo tem exigido que os líderes de TI alterem suas estratégias de gerenciamento para Data & Analytics.

Entre as ações adotadas, as organizações estão reforçando estruturas e equipes em busca de soluções e habilidades capazes de transformar informações em um ativo corporativo real. Assim, a área de Data & Analytics vem ganhando momento no mercado e a tendência é que cresça nos próximos anos, com as companhias redobrando suas atenções no desenvolvimento de arquiteturas cada vez mais inteligentes no uso de dados e insights.

Com isso, a influência dos processos de analytics nos resultados das empresas aumentará, provocando maior integração entre os times de TI e Finanças na busca pelas melhores condições para agregar valor às informações coletadas pelas ferramentas digitais. Essa cooperação entre as áreas irá aprimorar a utilização dos dados como um diferencial competitivo, acelerando a eficiência operacional e a inovação.

Com base nesse cenário, as principais tendências da área de Data & Analytics para os próximos anos serão:

Performa.AI
Edrone
Smarthint
olist

– Até 2022, 90% das estratégias corporativas mencionarão explicitamente os dados como um ativo essencial para os resultados das empresas – Atualmente, menos de 50% das estratégias corporativas documentadas mencionam a área de Data & Analytics como um componente-chave para a geração de valor às empresas. Os líderes empresariais devem passar a observar rapidamente o desenvolvimento das propostas de analytics como um fator estratégico (e não apenas técnico), garantindo que as competências de Data & Analytics sejam incorporadas e trabalhadas nos planos de negócios.

– Até 2023, mais de 80% das estratégias de dados e analytics exigirão mudanças na formação das equipes por conta da necessidade cada vez maior de se de expandir a cultura de dados como forma de gerar valor aos negócios – De acordo com pesquisas do Gartner, o cenário atual ainda é marcado por uma barreira de linguagem da informação entre as organizações, sustentada por comunicações ineficazes entre as partes interessadas. Como resultado, os líderes de Data & Analytics têm se esforçado bastante para conseguir transmitir suas mensagens, com ativos de informações sendo subutilizados. Por isso, indicamos a necessidade de reformulação das estratégias de alfabetização de dados para a capacitação e formação dos profissionais, com a implementação de programas de conscientização e de educação para todos os funcionários. As organizações devem tomar medidas para educar seus times envolvidos na elaboração de soluções, produtos e serviços orientados por dados. Dessa forma, as empresas poderão impulsionar seus investimentos em tecnologia, extraindo melhores oportunidades a partir das informações.

– Até 2022, 30% dos Chief Data Officers (CDOs) farão parceria com os Chief Financial Officers (CFOs) para avaliar formalmente a utilização dos dados para melhorar o gerenciamento das empresas – A presença dos dados como elemento estratégico das organizações fará com que a área de Data & Analytics deixe de ser apenas uma ferramenta de suporte, influindo diretamente na tomada de decisões. Como resultado, é esperado que os líderes de Data & Analytics se aproximem das outras áreas de suas organizações, atuando inclusive em parceria com a diretoria financeira. Essa relação deverá influenciar diretamente a gestão das prioridades, recursos e investimentos em iniciativas de tecnologia e também de informações, principalmente em busca de ferramentas e funcionalidades que agreguem maior competitividade e retorno às companhias. À medida que os líderes de tecnologia e os executivos consigam em conjunto evoluir com essas análises, mais valor poderá ser obtido com as plataformas de dados.

– Até 2023, 60% das organizações com mais de 20 cientistas de dados exigirão um código profissional de conduta que incorpore o uso ético de informações, assim como soluções de Inteligência Artificial – A valorização dos dados como um ativo diretamente ligado à rentabilidade das empresas tem implicado no aumento da demanda por novas soluções e por políticas de segurança. Por isso, o Gartner estima que os próximos anos sejam marcados por um movimento de definição de novas regras e de códigos que valorizem ao máximo a integridade e a confiabilidade dos dados. Os CDOs estão tendo que lidar com o impacto das novas regulamentações relativas ao gerenciamento e uso de informações e estão sendo cobrados para garantir a conformidade dos dados para mitigar eventuais riscos. Esse movimento deverá ser acentuado nos próximos anos, demandando que as empresas enderecem estratégias específicas para a utilização dos dados.

– Até 2022, mais da metade dos sistemas adotados em novos negócios irão incorporar inteligência contínua que usa dados de contexto em tempo real para melhorar as decisões – Com o aumento recorrente no volume de informações das companhias, encontrar formas para facilitar a análise de dados tem se tornado um ponto latente e imprescindível para o futuro. Nesse sentido, as empresas ampliarão a utilização de sistemas de inteligência contínua – com ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo – como forma de extrair mais insights estratégicos para os negócios, evitando problemas que impactem as decisões empresariais.

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https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil
Peter Krensky é Principal Analyst do Gartner e chairman da Conferência Gartner Data & Analytics.
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