Por que as empresas do Século XXI estão revolucionando o mundo?

Por que as novas gerações de empresas estão passando por cima de empresas centenárias com uma velocidade impressionante?

Esta pergunta esta sendo feita diariamente pelos maiores executivos de empresas que estão percebendo o tamanho do risco que estão correndo por não entenderem o que esta acontecendo no cenário atual.

Para facilitar o entendimento, vou criar dois conceitos.

Empresas do Século XX

Empresas do Século XX, são aquelas que temos em abundância em nosso cotidiano, exemplo: transmissão de TV aberta, rádio, software que pagamos para instalar, configurar e depois, manutenções mensais caras, etc.

Estes produtos e serviços, são controlados (ainda) por grandes corporações que nos dizem o que assistir (ou ouvir) e a que horas, ou seja, somos guiados pelas vontades destas big companies.

Empresas do Século XXI

As empresas do Século XXI são aquelas que veem o cliente como protagonista, ou seja, trabalham para que, o cliente, com o poder que tem, faça sua livre escolha pela melhor empresa.

Hoje, já é realidade que o cliente (no caso cada um de nós) está se empoderando cada vez mais.

Posso assistir ao filme que quero no momento que quero se tenho uma assinatura muito barata da Netflix (entre outras) por exemplo.

Posso ouvir a música que quero no momento em que quero se tenho uma assinatura muito barata do Spotify (entre outras) por exemplo.

Isto posto

É importante salientar que o Século XXI não será continuação do Século XX.

Século XXI será um novo momento, como jamais visto em nossa história.

Empresas precisarão se reinventar para viver nesta nova civilização que está iniciando agora.

Especialistas afirmam que em 2035, já viveremos completamente adaptados neste novo mundo de “uso”, já tendo praticamente abandonado o mundo da posse (Século XX).

Para exemplificar melhor estas diferenças, vou relatar um acontecimento recente em que me deparei.

Eu precisava contratar um Adquirente/Subadquirente/Gateway para realizar as cobranças mensais da base de clientes.

Entrei em contato com várias empresas, mas vou relatar o ocorrido com duas.

Entenda como foi o atendimento e o que cada empresa ofereceu após eu iniciar o contato.

Empresa “A”:

Entrei em contato por Skype e e-mail.

Não recebendo retorno, procurei outra pessoa que conheço na empresa questionando se o contato anterior tinha saído da empresa, pois sem resposta, pensei que tinha se desligado.

Após este segundo contato, a pessoa do primeiro contato retornou dois dias depois.

Conversamos e soube que as funcionalidades eram bastante básicas, o controle da cobrança dos clientes (mesmo sendo assinatura mensal) ficaria por minha conta.

Teria que desenvolver os formulários para captar o cartão de crédito, processos para permitir alteração de cartão, fluxo para transacionar a cobrança mensal etc.

Em resumo, esta fornecedora apenas armazenava e transacionava (passivamente) o cartão do cliente, o restante ficaria por minha conta.

Três dias depois, chega o orçamento.

Setup: R$ 1.000,00

Questionei o motivo do setup, pois eu terei que desenvolver 100% da integração?

Resposta: Precisamos te cadastrar aqui em nossa estrutura, aí temos custo para isso.

Hã?!?!?

Transação: Cobrança de valor fixo por transação que no meu caso, pode chegar a 2% do valor cobrado do cliente.

Além disso, o percentual da Adquirente de 3% (aqui até entendi que a taxa esta mais ou menos adequada para uma operação que está iniciando).

No fim, o total da transação com cartão de crédito poderá chegar a 5% de custo.

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Mínimo Mensal: Para fechar com chave de ouro, a empresa ainda cobra um mínimo mensal de R$ 500,00! Ao fazer as contas, teria que ter pelo menos 640 clientes!!! Até quero ter este número de clientes logo, mas estou iniciando ainda?!?!?!

Empresa “B”:

Peguei o contato com uma pessoa do meu network, pois não conhecia ninguém desta empresa.

Entrei em contato por e-mail.

1:30 depois recebo o retorno do e-mail solicitando uma reunião por Skype!

10 minutos depois, iniciamos a conversa por Skype.

Após conversarmos e eu conhecer o que a empresa tinha para oferecer, percebi que a solução caiu como uma luva.

Teria pouco desenvolvimento para fazer, pois o controle da assinatura é feito por eles diretamente (opcional).

Mais que isso, quando ocorre algum problema com a transação do cliente, dependendo do problema, a empresa sugere que o cliente entre em contato com a operadora para resolver a questão.

Veja um exemplo de como ela faz isso:

“Fulano, ocorreu um problema ao transacionar seu cartão de crédito do banco AAAAAA, entre em contato através do número XXXXXXX e fale com o setor ABCDE”.

Ou seja, não são apenas aquelas mensagens que normalmente recebemos de que “teve problemas ao transacionar, entre em contato com a operadora.”, eles vão além, mostram qual é a operadora, qual o telefone para ligar e qual setor procurar!

Fantástico.

Um dia depois, chega o orçamento.

Setup: ISENTO

Transação: 3,19% da transação concluída, já incluso gateway e adquirente.

Mínimo Mensal: R$ 0,00

Sim, isso mesmo, só paga o que transacionar!

Pergunto: Qual empresa você escolheria?

E, qual empresa se assemelha mais à empresa do Século XX e qual ao Século XXI?

Se o seu pensamento for semelhante ao meu, classificará da seguinte forma:

Empresa “A”: Século XX (existem várias por aí cobrando e agindo da mesma forma).

Empresa “B”: Século XXI (são poucas ainda, mas estão crescendo e ganhando espaço muito rápido).

Obvio que contratei a Empresa “B”!!!

A cultura e forma de atuação destas empresas do Século XXI estão transformando o mundo.

Pense nisso quando for contratar algum serviço.

Classifique a empresa que você está contratando, veja se ela está alinhada a empresa do Século XXI?

Por utilizar tecnologia de ponta, tem preços mais agressivos?

Procura te manter como cliente pela excelência do serviço que oferece e não por contratos.

Ou a empresa que você esta contratando ainda tem aquele formato antigo em que você paga, paga, corre atrás, espera dias para ter suporte (quando tem) e assim por diante?

Como disse antes, empresas do Século XXI já existem (embora poucas ainda), mas é preciso gastar um pouco mais de tempo para encontrá-las.

Mas quando encontrar, verá que vale muito a pena.

Ficou curioso para saber quais são as empresas?

Manda e-mail para mim (ou se conecta comigo pelo linkedin/facebook) que te falo!

Se você conhece empresas do Século XXI, coloca elas nos comentários, vamos facilitar a vida das pessoas que estão em busca de boas empresas.

#ficadica

Rodrigo Schiavini
http://www.smarthint.com.br/
Fundador e CEO da SmartHint. Também foi o fundador da FBITS, adquirida pelo grupo Locaweb em set/2016. É graduado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.
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