Este é o grande fantasma de quem esta mudando de plataforma: não saber exatamente qual o próximo passo após a contratação. De fato, a responsabilidade de ensinar como será a migração é exclusiva do novo fornecedor.
É muito provável que a mudança ocorra em prol do crescimento da loja e digamos que já tenha experiência na administração, então, pode estar pensando: “não vou patinar para trocar a ferramenta”. Então, prepare-se que você passará por momentos delicados.
Este artigo visa mostrar os pontos críticos da migração e não o processo completo. Logo, a troca de plataforma envolve questões estratégicas, por exemplo:
1. Como você irá migrar as informações?
Esta é uma problemática que se encontra nas migrações, principalmente, pelo motivo de que nem todas as empresas estão dispostas ou têm conhecimento para fazer este procedimento.
Isto se dá a “n” fatores, abaixo elenco os mais críticos:
– Sempre pense na questão de migração das senhas, veja se consiga na hora de migrar, levar a senha para a nova plataforma. Se conseguir isso, irá reduzir alguns problemas.
– O banco de dados estava em uma versão e o novo será em outra totalmente diferente.
– O ERP estava preparado para captar as informações da outra plataforma, mas agora a customização terá que pegar da nova. O procedimento é uma responsabilidade do cliente em acionar a empresa do ERP para fazer esta migração. Você parou para pensar no custo?
Infelizmente há uma disputa de poderes, na qual, muitas vezes, a empresa do ERP não quer pegar as informações na plataforma ou a plataforma não quer colocar dentro do ERP, enfim, você terá que saber exatamente o modelo adotado.
2. Meu site já está indexado. Vou sofrer com isso?
Sim. A troca de plataforma envolve a questão da indexação nos buscadores. Isso por que antes você tinha uma URL e agora é outra ex: http://www.meusite.com.br/produto.aspx?id=1234. Depois da migração ficará: http://www.meusite.com.br/meu-produto-na-minha-nova-plataforma
Toda a referência que você tinha foi embora, ou seja, quando você entrar por um buscador, o site apresentará que a página não foi encontrada com a mensagem erro 404. Normalmente, neste momento, surge a pergunta: tem como fazer com que esta página seja encontrada? Eu respondo que sim. Em programação existem algumas técnicas para fazer isto, com certeza o novo fornecedor tem que pensar nesse processo.
3. Hoje faturo “x” mas a troca da plataforma me possibilita faturar “x+y”
Se você está em fase de mudança é por que um dos motivos é aumentar a conversão e faturamento da empresa, mas saiba que esse tipo de mudança causa impacto e, muitas vezes, o impacto não é positivo, entre os quais pode ocorrer a queda de faturamento nos primeiros meses.
Como afirmei, existem outros fatores que influenciam na migração. Explicitei alguns pontos sobre essa mudança. Na hora de mudar, pense em tudo o que for necessário, no bom sentido da palavra, seja chato.
Este artigo não tem o intuito de apresentar uma receita de bolo, mas tem como propósito orientar que qualquer mudança exige muito planejamento, responsabilidade e escolha do parceiro certo que esteja com você neste processo do início ao fim, e não só vender e deixar uma equipe de pós-vendas.
Destaco que estamos trocando software, isso exige que todos os usuários se adaptem a ele, o que é uma tarefa muito difícil, pois quebra de cultura e vícios do outro sistema.
Sempre aconselho que mantenha uma planilha atualizada de cada passo que está fazendo. Essa dica serve de histórico para saber a evolução da plataforma e a evolução no seu faturamento.
A troca de plataforma é um momento extremamente delicado para qualquer loja virtual.
Na verdade, a parte mais crítica ocorre ainda antes que é a decisão sobre para qual plataforma mudar.
Parte das questões levantadas neste artigo já deveriam ter sido previamente discutidas nesta etapa anterior. O que não tira o mérito do artigo do Tiago, pois não é possível prever tudo, e nem sempre clientes e fornecedores são qualificados para tanto.
Fora os problemas que fatalmente ocorrerão, o importante é que a nova ferramenta cumpra estes dois itens, que são as principais justificativas para se trocar:
– Aumente vendas
– Aumente a produtividade da empresa
Abraços
Senhores, alguns pontos devem ser “pescados” das explanações acima;
– Migrar Informações
– Indexação do Site (loja)
– Faturamento.
Acompanhei vários clientes em migrações, em todas as ocasiões, mesmo tomando todos os cuidados mencionados acima pelo amigo Tiago, houve “Trauma”.
Mesmo que as exportações de dados aconteçam, e-mails, senhas e cadastros…uma mudança, que geralmente busca o aumento da conversão ou simplesmente o reposicionamento da loja/marca, vem acompanhada de um novo projeto, uma nova sequência no processo de compra, Checkouts distintos,visual diferenciado, mais profissional, etc….tudo isto gera impacto no cliente/e-consumidor.
O ideal, digamos um processo menos traumático, seria o seguinte:
– Após escolha da plataforma
– Reuniões com o velho e o novo fornecedor/desenvolvedor
– Soma-se aqui todos os pontos abordados pelo Tiago e pelo amigo Flávio.
– Após todos os pontos esclarecidos e entendidos, claro que o antigo fornecedor poderá lhe pedir algo $$$$ em troca das informações, dependendo do formato exigido pelo novo fornecedor.
– Desenvolver nova View.
– Migrar base de dados
– Verificar a possibilidade de migração de produtos e imagens
– Após concretizado estas etapas, a loja ainda em fase de homologação, uma comunicação transparente para seus clientes.
– Marque data e hora para o lançamento.
– Um contador de tempo na home do site (loja) atual.
– E BUMMMM!!!!!
– Exploda para o mercado de forma transparente e sustentável junto aos clientes já fieis.
Agora é hora de pagar o investimento, invista muito em marketing. Não só o Google, mas pesquise bastante seu segmento. As vezes existirá locais que lhe trarão mais retorno que o Google.
Grande abraço
Sucesso e boas vendas
Concordo plenamente com os amigos acima.
A mudança não é nada fácil, pelo contrario exige amadurecimento estratégico para isto. Como disse, se estão mudando alguma coisa tem, é fato!
A conversa com os fornecedores é vital, mas garanto Roberto, será um pouco super delicado, pois, haverá conflito de interesses.
“Traumas” pode ser bom, pois amadurece ainda mais os processos e serve de aprendizado para que não erremos novamente (não os mesmos erros).
Abraços Roberto e Flávio!