Google Adwords: Como utilizar e me beneficiar do método Cauda Longa (long tail)

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Atualmente, o Google adwords é a principal ferramente de publicidade para Ecommerces de todos os tamanho, desde pequeninos até grandes Lojas Virtuais. Em termos de ROI, se bem utilizado, pode ser uma ferramente incrivelmente interessante e em termos de escalabilidade também se mostra como um gigante, basta analisar o volume imenso de pesquisas para entender melhor o universo Google Adwords.

Além dos anúncios do própio buscador, o Google também conta com a Rede de Display que também é outra gigante, possui uma infinidade de sites parceiros que podem exibir seus anúncios segmentados, com opção de Remarket e etc…

Google Adwords vale a pena?

Se bem usado, a resposta é sim.

Atualmente a ferramenta do Google Adwords é extremamente simples, qualquer pessoa pode anunciar facilmente dentro do Google Adwords e é exatamente ai que mora o perigo.
Muitas pessoas acabam errando na hora de anunciar e acabam rasgando dinheiro e/ou achando que os anúncios do Google Adwords não valem a pena.

Vamos a um exemplo:

Se procurar o termo “bula normalize ada tina” aparecem os seguintes resultados:

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Obviamente não demonstro intenção de comprar buscando a bula do produto, portanto, qualquer anúncio referente a venda do produto Normalize, pode representar um desperdício. E isso é apenas um exemplo, podemos analisar outros milhares de casos que as palavras podem ser utilizadas da forma incorreta.

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Como minimizar esses problemas?

O método Long Tail ou Cauda Longa pode te ajudar e muito com esses pequenos problemas.

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Com ele, você pode identificar nixos de mercados, que não são necessariamente os “best-sellers” do search, mas que podem set tão (ou mais) lucrativos. Se levarmos em consideração que o E-commerce está presente nos quatro cantos do país e não temos nenhuma barreira para comercialização, os nichos são uma opção totalmente viável.

Como trabalhar os nichos de mercado dentro do Google Adwords?

Para começar entenda o que são os nichos de mercado dentro das ferramentes de links patrocinados como o Google Adwords. As palavras devem ser organizadas e definidas com clareza. Por exemplo:

Vendemos Implantação de Ecommerce Prestashop para todo o Brasil. Portanto, já tenho um nicho definido, se em minha campanha de Google Adwords eu inserir a palavra “Ecommerce” e pago, por exemplo, R$3,00 por clique, posso conseguir um bom retorno em relação a novas visitas em minha página, mas quantos usuários que clicaram no meu anúncio estavam procurando a implantação de plataformas Prestashop? Talvez de 100, apenas 1 esteja realmente interessado. As pessoas podem buscar Ecommerce com o intuito de apenas aprender mais sobre o assunto ou podem estar procurando Ecommerce Grátis e assim por diante. A grande dica aqui é não utilizar palavras genéricas para pequenas campanhas, além de serem mais caras, podem trazer tráfego desqualificado para seu E-commerce.

Google Adwords

Investir em Publicidade no Google é essencial para seu Ecommerce, mas tenha foco e tente atingir seu e-consumidor da forma e no tempo certo! Lembre-se, só quem tem muito pode se dar ao luxo de gastar dinheiro atoa. Comprar palavras genéricas pode ser um grande desperdício quando o foco é só um, CONVERSÃO.

http://www.stamonica.org/
Diretor Comercial da Sta_Monica, agência de Marketing para E-commerce. Atua no mercado digital a mais de 10 anos e participou ativamente em mais de 1.000 projetos online, desde o planejamento até design. Especialista em E-commerce, presta consultoria para projetos de marketing para lojas virtuais.
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