Muitos pensam que o resultado de uma loja virtual está em possuir a melhor plataforma, investir em campanhas, mídias sociais, SEO, bom atendimento e tudo aquilo que já temos como boas práticas para obter um ótimo ROI (Return on investment).
É certo que tudo isto é fundamental para ter este sucesso, porém, avaliar o desempenho do seu fornecedor deve entrar nesta lista. Quando tratamos sobre assuntos externos a nossa empresa muitas vezes não temos o controle efetivo do que ocorre. Entretanto, se conseguir controlar plenamente os resultados serão atingidos. Então, como gerenciar melhor o que é solicitado dos fornecedores?
- Saiba avaliar qual o método de trabalho do seu fornecedor e se a plataforma permite atualização.
- Se a plataforma permite atualização, qual a frequência? Você sempre recebe as atualizações? Como você as recebe? Quem é o responsável por aplicar esta atualização? Qual o custo?
- A plataforma permite atualização personalizada baseada a minha regra de negócio? Na aquisição da plataforma como isto ficou definido? Como a plataforma trabalha em relação à flexibilidade de customizações? É um trabalho doloroso e demorado? Sua customização será sempre sua ou a empresa repassa isto a outros clientes?
Não é exagero querer saber como a plataforma foi desenvolvida, linguagem, banco de dados, pois isto, possibilitará saber se as customizações podem ser de rápida aplicação.
- Qual o prazo determinado pelo fornecedor para estas customizações?
- Sabemos que sistemas possuem erros. Ocorreu um erro não esperado e isto está impactando na funcionalidade da sua loja, qual o prazo determinado pelo fornecedor para corrigir BUG`s?
Eu particularmente gosto muito do modelo de ter sempre uma pessoa responsável no desenvolvimento de funcionalidades para o cliente, ou seja, o cliente sempre tem acesso direto ao atendimento e programador.
Faça uma planilha de controle de tarefas e determine prioridades e metas. Caso algo esteja atrasado, tente negociar os prazos e procure ter um técnico e atendimento sempre à disposição.
Com a planilha, tente pontuar as tarefas solicitadas de acordo com o prazo, com isto inclua este indicador na hora de calcular o ROI do seu projeto. Com isto você saberá exatamente o andamento dos seus projetos e com certeza ajudará e muito no sucesso da sua loja.
Em complemento ao artigo acima, que aborda questões realmente sérias. O maior problema está no fato do mercado estar repleto de empresas que fornecem sistemas de e-commerce do tipo Magento ou código comprando no mercado livre, ou seja, eles simplesmente não tem controle / dominio real sobre a plataforma.
O ideal é trabalhar com empresas que possuem plataformas próprias, como é o nossa caso.