O mercado de e-commerce registrou, em 2016, alta de 11%, em comparação com o ano de 2015, obtendo um faturamento de R$ 53.491 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A associação aponta que para 2017, a previsão também é positiva, com crescimento esperado de 12%. O comércio eletrônico, mesmo em períodos de crise econômica, continua em ascensão. Isso ocorre em virtude da possibilidade de baixo investimento para atuar no setor. Enquanto um estabelecimento físico exige um aporte muito alto, uma loja virtual demanda capital bem menor.
Para a Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce o crescimento ocorre também por outro motivo: o aumento no número de empreendedores. Por esse motivo, a empresa está investindo R$ 1 milhão na reformulação de seu Enterprise Resourcing Planning (ERP), um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização. Com isso, pretende aumentar seu faturamento em pelo menos 50% em relação a 2016. O alto investimento ocorre devido às novas possibilidades apresentadas ao mercado, como a ampliação dos marketplaces e dos clubes de assinatura. Além disso, a Betalabs busca ampliar a competitividade do seu produto ante opções disponíveis no mercado.
A companhia pretende lançar sua nova plataforma ainda no segundo semestre de 2017, aproveitando que o setor continua aquecido. “Nosso sistema é o resultado de um alto investimento e de profissionais extremamente capacitados. A projeção do crescimento do e-commerce em 2017 é de 10% a 15%, de acordo com pesquisa da Ebit e da FecomercioSP. Não podemos fechar os olhos para uma oportunidade. Estamos investindo em tecnologia no melhor momento possível”, afirma Bruno Gianelli, sócio-diretor da Betalabs.
“Um dos nossos principais diferenciais é o atendimento. A maioria das empresas nesse setor contrata agências terceirizadas para realizá-lo. Fomos por outro caminho. Somos o atendimento e também os desenvolvedores da tecnologia, oferecendo um relacionamento mais próximo, menos burocrático e assertivo com clientes. Ao longo do tempo, percebemos que nosso sucesso estaria diretamente ligado com as parcerias que firmaríamos junto com os consumidores. Por esse motivo, prestamos muita atenção em nossos parceiros, visando o crescimento mútuo”, finaliza Gianelli.