Campanhas maliciosas estão se tornando comuns no Whatsapp. A ESET, fornecedora de soluções de segurança, alerta para o novo golpe que utiliza uma falsa promoção da Nespresso. Disseminado pelo WhatsApp, o golpe promete máquinas de café expresso para teste que posteriormente ficam de presente para a pessoa.
No golpe, o internauta é induzido a convidar 10 amigos ou grupos do aplicativo de troca de mensagens para conseguir resgatar a máquina de café. Como os cibercriminosos são bonificados pela quantidade de pessoas atingidas, o objetivo é conseguir o maior número de inscrições em serviços não desejados. No momento em que a pessoa clica para fazer o resgate, é redirecionada para uma plataforma de publicidade com esse tipo de serviço.
“Estes golpes estão se tornando cada vez mais comuns, mas mesmo assim ainda acaba pegando muita gente. É importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo”, ressalta Camillo Di Jorge, presidente da ESET.