A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) determinou a obrigatoriedade do Boleto Registrado para cobranças. A medida, que entrará em vigor no dia 22 de setembro deste ano, visa dar mais segurança ao sistema de pagamentos, garantindo maior confiança e comodidade para os consumidores e empresas, reduzindo consideravelmente os riscos de fraude.
Com a mudança, as informações sobre o cedente e o pagador repassadas ao banco, além de valor cobrado, data de vencimento, código, entre outros, devem constar no documento. A partir disso, todas essas particularidades serão enviadas ao banco, que as mantém em uma base de dados. Como as informações são inseridas no sistema, todos os pagamentos são facilmente registrados, facilitando o rastreamento de ações criminosas.
Por isso, os donos de lojas online devem se atentar às novas regras. No mercado existem plataformas e ferramentas que já estão preparadas para atender aos lojistas. É o caso da Bling, sistema de gestão empresarial (ERP). A plataforma já está preparada para a emissão dos boletos registrados e permite que empresários organizem a gestão do seu negócio com controle total sobre vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, entre outras funcionalidades.
Já a Iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos e recebimentos, gestão de assinaturas e marketplace, dispõe de soluções que isolam o empreendedor de todos os processos burocráticos, seguindo as exigências do Banco Central do Brasil. A fintech já está preparada para emissão de boletos registrados que é feita a partir da API da iugu, precisando apenas certificar suas faturas sejam geradas com os dados exigidos pelo Bacen para o boleto registrado.