Tecnologia instalada em lojas virtuais permite que um sistema de recomendação conduza os interesses do consumidor para produtos possivelmente desejados, essa ferramenta chamada de vitrine inteligente é utilizada para melhorar a experiência de compra do consumidor.
O display apresenta um conjunto de spots com produtos indicados ao interesse do cliente, controlados por um sistema de inteligência artificial que reconhece informações como produtos, preços, cliques, visualizações, compras, regiões e avaliações feitas on-line pelo consumidor.
A ferramenta direciona produtos de interesse do cliente através do monitoramento do perfil de navegação, a mesma tarefa que um vendedor de uma loja física tem ao perguntar o que o cliente está buscando e entender quais produtos deve oferecer.
Uma vitrine inteligente é composta por um grupo de spots que normalmente apresenta informações como valor, foto e descrição de um produto. Esse mecanismo possibilita que o consumidor encontre de “por acaso” um produto possivelmente desejado na loja, sem perder tempo procurando dentre vários itens que não tem interesse.
O conjunto de vários produtos e com rolagem é chamado de carrossel, geralmente é separado em objetivos como: mais vistos; mais vendidos; o que os outros clientes estão vendo; lançamentos; ofertas especiais; baixou o preço; itens que você visualizou recentemente e quem viu este produto também se interessa por.
Sucesso em sites de eCommerce de vários segmentos e portes como Amazon, eBay, Mandoras, Elens, Pens And Dolls, Anita, entre outras, essa estratégia é utilizada para aumentar a taxa de conversão, falando de uma forma mais direta, aumentar as vendas.
A SmartHint tem essa solução e disponibiliza um período de teste grátis durante 7 dias. O processo de cadastramento e instalação da ferramenta é muito fácil e atualmente já está integrada em várias plataformas, algumas são, Tray Commerce, Loja Integrada, Vtex, Xtech, Magento, iSET, MercadoShops, Fbits, WooCommerce e Ciashop.