Em decorrência da desaceleração da economia que acontece desde 2016, muitos profissionais experientes da área de Tecnologia da Informação, que ganhavam altos salários em regime CLT perderam seus postos de trabalho em grandes empresas e, enquanto buscam uma nova colocação no mercado, podem oferecer suas habilidades, compartilhar conhecimento e experiências como prestadores de serviços ou freelancers para projetos corporativos.
Uma carência identificada entre os profissionais de TI é a dificuldade para conseguir se vender para um novo modelo de mercado. Mesmo com experiência e expertise, são raros os técnicos que conseguem ter sinergia entre serem habilidosos e venderem suas habilidades. A dinâmica de contratação mudou. Novas formas de procura de vagas e de contratação pelas empresas surgem. Cabe ao profissional estar antenado em como se mostrar e, onde se mostrar, para conseguir uma nova vaga CLT e começar a aproveitar as oportunidades como freelancer ou pessoa jurídica.
A extinção das vagas CLT nas empresas de tecnologia, em momento algum sinaliza uma diminuição na demanda de projetos. As empresas continuam procurando profissionais que possam executar projetos específicos. O que mudou é que precisam diminuir os custos de alocação e recrutamento, ao mesmo tempo que consiga identificar o profissional mais adequado para a execução da tarefa de forma ágil e certeira.
Neste cenário, é importante que haja um terceiro agente que ajudará ambos, empresa e profissional, a encontrarem no mercado as oportunidades e técnicos mais adequados para a demanda que existe. São as HR Techs, empresas que trabalham na automação do processo seletivos para empresas e profissionais e, também, incluem a alocação do profissional em suas prestações de serviço. Além da busca por recolocação no mercado, são empresas que conseguem ajudar o profissional a gerar renda enquanto não consegue voltar para o regime CLT.
Algumas empresas dessa modalidade, como a Tasked, desenvolvem ambientes digitais onde haja compartilhamento de informações sobre os projetos que as empresas têm em andamento, e que estão por vir, e profissionais que procuram uma nova oportunidade no mercado e, também, ter uma opção a mais para fonte de renda.