As mudanças no comportamento do consumidor estão levando os varejistas de diversos segmentos, em especial calçados e acessórios, a rever diversos recursos nas lojas físicas e nas formas de comunicação digital. Neste cenário, o visual merchandising (VM) aparece como um poderoso artifício no ponto de venda, como parte fundamental da experiência do consumidor com a marca.
As palestras apresentadas durante a 46ª COUROMODA mostram a importância da imagem de moda tanto na loja quanto nas redes sociais, como um instrumento de construção de marcas. Para Natália Melina, a coordenadora de projetos da VIMER – especializada em VM – estas técnicas visuais não se definem apenas como “uma vitrine bonita”: são conjuntos de recursos que incentivam a compra, seja por emoção ou impulso.
Com intuito de potencializar as vendas, o lojista pode utilizar uma série de táticas de disposição de produtos, cenografia e recursos sensoriais que tornem os itens ainda mais atraentes aos olhos do consumidor, facilitando todo o processo de experimentação. Natália afirma que, entre as tendências na área de visual merchandising, estão ambientes “Insta Friendly”, espaços que permitem não só a integração com a loja, seus produtos e serviços, como também geram engajamento nas redes sociais.
Já Victor Olszenski, diretor da Percepta Marketing e Comportamento, também abordou as mídias sociais como ferramenta para conhecer melhor seu público consumidor, que hoje é mais informado, arisco e exigente. E menos fiel às marcas.
Ele falou sobre os novos rumos do marketing no varejo e como a tecnologia atual tem soluções para os mais diversos lojistas, inclusive com o objetivo de ajudar a compreender o comportamento deste consumidor, para “oferecer a coisa certa, para a pessoa certa”.
Ainda com foco nas mídias sociais, Meline Moumdjian a coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Design e Bolsas do IED (Istituto Europeo di Design) abordou a comunicação digital como forma de despertar o desejo do consumidor e valorizar os produtos, especialmente no segmento de calçados e acessórios.
Durante um seminário apresentado na 9ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter, Meline explicou que para converter este relacionamento virtual em vendas reais é preciso elaborar uma estratégia consistente, com objetivos, canais e linguagem bem definidas. Com foco, é claro, em imagens de moda que comunicam não só os produtos, como também o conceito e lifestyle da marca.