O setor de supermercados cresceu cerca de 2% em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Para impulsionar um crescimento ainda maior em 2019, indústria e varejo estão se unindo por meio da tecnologia. Durante a APAS Show, maior evento supermercadista do Brasil que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em São Paulo, a Involves, empresa que desenvolve o Agile Promoter, apresentará, em primeira mão, uma nova solução: o reconhecimento por imagem.
A tecnologia, que visa melhorar a execução nos pontos de venda, aproximando indústria e varejo, vai permitir que, por meio da câmera do celular, sejam identificados diferentes indicadores como presença de produtos, share, sortimento e outros dados inteligentes.
André Krummenauer, CEO da Involves, destaca que a tecnologia é uma resposta às necessidades do mercado no que diz respeito às inovações para a redução de custos e aumento de eficiência das estratégias no processo de trade marketing. “Durante o evento, no estande da Involves, teremos uma gôndola montada para que os visitantes possam enxergar na prática como o reconhecimento por imagem previne erros e otimiza o tempo dos promotores, gerando economia e indicadores inteligentes”, pontua André.
Quem estiver no evento poderá participar de uma ação especial e experimentar a tecnologia de reconhecimento por imagem em tempo real. Os participantes ganharão prêmios e o primeiro colocado na ação do estande ganhará um ingresso para o AEx 2019.
Tecnologia que gera economia — Dentro do universo da execução do varejo e do trade marketing, a disposição e mix dos produtos expostos nas gôndolas dos supermercados é muito importante. Em geral, isso é feito de forma manual pelos promotores de venda. Com fita métrica eles medem cada gôndola e conferem o espaço para calcular a participação das marcas no ponto de venda.
Dependendo da quantidade de produtos e complexidade da categoria, este processo pode levar mais de uma hora, tempo valioso que o promotor de vendas poderia aproveitar com outras atividades ou visitando mais lojas. A tarefa manual, além de onerosa, é suscetível ao erro. A solução em desenvolvimento pela Involves tem o objetivo de melhorar ainda mais o processo para a perfeita execução no PDV.