A Mastercard apresentou hoje, durante o Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2018, em São Paulo, as soluções e os projetos de mobilidade urbana desenvolvidos em parceria com empresas de transporte público, emissores e governos para criar cidades cada vez mais inteligentes.
Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard para Brasil, revela que “os setores público e privado devem se unir para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inclusivas”.
Segundo levantamento realizado pela Mastercard, hoje, aproximadamente 30% dos pagamentos no transporte público no país são feitos em dinheiro, o que gera custos operacionais e logísticos para o operador, além de falta de troco e de segurança. Para o consumidor, os problemas também são grandes pelo risco de assaltos e perda financeira também por falta de troco.
No Brasil, o sistema de trens do Rio de Janeiro e toda a frota de ônibus de Jundiaí já contam com soluções da Mastercard. Nas duas cidades, as inovações implementadas permitem aos usuários de transporte público utilizarem cartões de crédito, débito pré-pago (sem contato) e cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagarem suas passagens diretamente nas catracas, sem necessidade de enfrentar filas em bilheterias, de forma simples, rápida e consistente.
Atualmente, a Mastercard e seus parceiros possibilitam que usuários de mais de 80 cidades em todo o mundo paguem sua viagem de trem ou ônibus simplesmente tocando seu cartão ou passando seu smartphone.
O Seminário da NTU faz parte da programação da Feira Latinoamericana do Transporte 2018, a Lat.Bus Transpúblico, que acontece dia 1º e 2 de agosto, em São Paulo, e que reúne as principais empresas do setor de transporte público.