A Mastercard acaba de anunciar que seus planos para reduzir 20% de suas emissões de gases de efeito estufa foram aprovados pela iniciativa Science Based Targets (SBTi – Iniciativa de Metas Científicas), tornando-se, assim, a primeira empresa do setor de meios de pagamentos a receber este tipo de reconhecimento.
O SBTi é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o Instituto de Recursos Mundiais (IRM) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês) para ajudar empresas a determinarem um caminho para reduzir suas emissões de acordo com as metas do Acordo Climático de Paris. Até hoje, apenas 110 empresas em todo o mundo tiveram metas científicas aprovadas pela iniciativa.
“Como empresa, buscamos oportunidades para ser uma força do bem no mundo”, revela Kristina Kloberdanz, Diretora de Sustentabilidade da Mastercard. “A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Este compromisso destaca a determinação da Mastercard em fazer parte da solução”.
Os planos da empresa usarão uma linha de base de 2016 e incluirá emissões diretas e indiretas.
Impulso continuado
Em 2017, a Mastercard alcançou uma compensação de 100% no uso de energia renovável em todos seus escritórios globais. Isso foi possível por meio da combinação de geração solar in-situ, compras diretas de energia renovável em mercados desregulamentados e créditos de energia renovável específicos de cada país.
Para reduzir suas emissões diretas, a Mastercard está buscando a certificação verde para todos os projetos de construção elegíveis. A empresa obteve a certificação LEED para todos seus campi, o Green Mark Gold Plus no seu escritório de Cingapura e tem certificações em andamento com a Green Star na Austrália, BREEAM na Bélgica e LEED em Dubai e na Índia.
Com foco nas emissões indiretas – a maioria das emissões de carbono da empresa – a Mastercard formou uma equipe dedicada para ajudar seus fornecedores de todo o mundo a quantificar e reduzir suas próprias emissões ligadas a produtos e serviços.
Cynthia Cummis, Diretora de Mitigação do Clima para o Setor Privado no Instituto de Recursos Mundiais e membro do Comitê Diretor da Iniciativa de Metas Científicas, comemora: “Parabenizamos a Mastercard pelo passo ousado no estabelecimento de uma meta científica. Sendo a primeira empresa de pagamentos que alinha sua estratégia de negócios com o Acordo de Paris, a Mastercard demonstra sua liderança nos negócios e se posiciona para o sucesso na economia de baixo carbono”.
Para mais informações sobre as práticas de sustentabilidade ambiental da Mastercard, visite: https://www.mastercard.us/en-us/about-mastercard/corp-responsibility/sustainability.html (em inglês).