A Didi Chuxing (“DiDi”), gigante de transporte chinesa e dona da 99 no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (6) que vai investir US$ 1 bilhão em sua plataforma de serviços automobilísticos. Criada em 2015 e colocada em operação em fase de testes em abril deste ano, a iniciativa agora vai ser chamar Xiaoju Automobile Solutions. Kevin Chen encabeçará a nova entidade, reportando diretamente para Jean Liu, presidente da DiDi.
O investimento vai apoiar o negócio para que motoristas da DiDi e demais usuários tenham acesso a diversos serviços automobilísticos numa só plataforma — incluindo locações, vendas, abastecimento e manutenção, além do transporte por aplicativo.
“A criação da Xiaoju Automobile Solutions é um marco na inovação organizacional à medida que continuamos a expandir nosso horizonte de negócios”, diz Cheng Wei, fundador e CEO da DiDi. “A empresa acredita que somente servindo melhor os motoristas nós poderemos atender melhor os passageiros.”
A criação da Xiaoju Automobile Solutions coloca em funcionamento várias outras marcas, entre elas a Xiaoju Auto Leasing & Retail (locação e vendas), a Xiaoju Gas Refueling (abastecimento) e a Xiaoju Auto Care (manutenção).
Atualmente, a Xiaoju Automobile Solutions possui GMV de mais de US$ 8 bilhões e está disponível em 257 cidades, com uma rede de mais de 7,5 mil parceiros e distribuidores.
“A plataforma será capaz de ganhar a confiança dos usuários com uma experiência mais agradável e inovadora, além de contribuir para a liderança da DiDi na transformação das indústrias automotivas e de transporte global”, afirma Kevin Chen, gerente geral da Xiaoju Automobile Solutions.