A ClearSale, especializada em soluções antifraude, em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), realiza no dia 05 de setembro um evento destinado a lojistas e à imprensa para debater sobre o atual cenário do mercado para os pequenos e médios e-commerces no Brasil. Além disso, o encontro abordará os dados do primeiro trimestre de 2018 sobre a incidência de fraudes nas lojas virtuais e quais os impactos causados por elas.
As compras online são cada vez mais comuns na rotina do brasileiro, e os fraudadores estão cientes disso e se aproveitam de possíveis brechas. A cada R$100 reais em compras, R$3,84 foram tentativas de fraude nos e-commerces de pequenas e médias empresas, segundo dados revelados pela ClearSale. Entre as categorias mais visadas estão os celulares, seguido por games, bebidas, eletrônicos e artigos esportivos.
Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, diz que as PMEs precisam buscar formas de se proteger contra eventuais golpes. “Fraudes no e-commerce são uma constante e o fraudador está utilizando métodos cada vez mais sofisticados e de difícil identificação. Para o pequeno e médio empreendedor, qualquer golpe é motivo de preocupação visto que, além do grande prejuízo, cada má experiência do consumidor diminui a possibilidade de vendas e pode criar má reputação para uma marca que ainda está tentando se consolidar em um mercado extremamente competitivo” afirma Jarouche. “A possibilidade de crescimento para esses e-commerces é eminente, mas é fundamental que os pequenos empreendedores online busquem maneiras de proteger suas operações e seus clientes” conclui o executivo.
Já Maurici Junior, diretor da ABComm, destaca o peso da participação dos pequenos e médios varejistas no comércio eletrônico no País. “Em 2017, 25% do faturamento do e-commerce brasileiro veio das PMEs e a expectativa é que essa participação aumente ao fim deste ano”, diz Junior. “Por esse cenário, é importante que esses lojistas busquem cada vez mais segurança nas suas operações, sobretudo com relação ao combate às fraudes, com o uso de ferramentas adequadas”, complementa.
Com transmissão ao vivo, das 10:00 às 11:30 da manhã, o evento contará com a mediação do professor e consultor Roberto Kanter, especialista nas áreas de gestão financeira, marketing e comercial e a participação de Omar Jarouche, da ClearSale, e Maurici Junior, da ABComm.