Ações de omnichannel, bem avançadas e difundidas nos Estados Unidos e em países da Europa, também estão em crescimento no varejo brasileiro. A Disal, sempre atenta aos movimentos de mercado, mudanças de perfil de público e avanços tecnológicos, aderiu à tendência e começou a utilizar multicanais para uma experiência completa do consumidor, on e off-line.
Em processo de adaptação, a empresa já disponibiliza dois tipos de ações. Na primeira, o cliente pode comprar no site e retirar, inicialmente, em uma das lojas físicas de São Paulo. Uma dinâmica que, de partida, traz benefícios como maior rapidez e economia, já que, neste caso, não há gastos com frete.
Na segunda, a operação é um pouco diferente, mas igualmente focada em praticidade. No momento de consulta de um livro no site, o cliente tem a possibilidade de verificar se o produto está disponível em alguma loja física próxima, conferindo, inclusive, a quantidade em estoque. A partir daí ele faz uma reserva on-line para retirada e pagamento do produto na loja física indicada.
Entre as expectativas com o sistema omnichannel, estão:
- Maior conforto e liberdade de escolha para o consumidor;
- Mais subsídios de análise de movimentação de clientes;
- Gestão e análise de estoques integrados;
- Maior visibilidade da marca;
- Ações direcionadas de relacionamento e fidelização.