Zen Finance é o primeiro produto brasileiro de crédito como serviço (CaaS, na sigla em inglês), criado com objetivo de apoiar empreendedores. A plataforma trabalha de forma transparente, justa e efetiva para que marketplaces ofereçam soluções de crédito a seus clientes, com taxas menores de juros e menos burocracia.
O produto oferece toda infraestrutura, em um ambiente 100% digital, para que marketplaces concedam crédito aos seus vendedores. O pacote inclui análise de risco, funding, atendimento e cobrança.
O formato utilizado para disponibilizar o serviço é white label. Ou seja, a marca que aparece ao tomador do crédito é do marketplace parceiro. Entre seus clientes estão marcas reconhecidas como Dafiti e Auto Avaliar.
A startup foi fundada por Jorge Vargas Neto, ex-ceo e fundador da Biva, primeira fintech de p2p lending no Brasil, vendida à Pagseguro no âmbito de seu IPO histórico d3 US$2,7bi.
O produto é o primeiro lançamento da Zen, fintech de impacto social positivo, que tem como objetivo melhorar a relação de pessoas e empresas com o dinheiro, por meio de soluções tecnológicas eficazes, simples e acessíveis.
Já em seu primeiro ano de funcionamento, a fintech firmou parceria com uma gestora independente para um programa de captação de até R$ 1 bilhão para concessão de crédito. O valor é pelo menos duas vezes maior do que o montante disponível a qualquer outra fintech no país.
Além de Vargas Neto atual CEO, a startup foi co-fundada em 2018, por Marcelo Nomoto, diretor de tecnologia, e conta com uma equipe de profissionais com mais de 30 anos de experiência em crédito, finanças e tecnologia.
“Temos o propósito de mudar o mercado de crédito no Brasil, oferecendo soluções financeiras nas quais todos envolvidos ganham e não apenas um único lado. Queremos que nossos serviços impactem positivamente a sociedade, por meio do uso de tecnologia, educação financeira e comunicação”, afirma Jorge Vargas Neto, CEO da Zen.
Tecnologia
O Zen Finance aplica algoritmos de créditos e machine learning a informações do próprio marketplace, como histórico de vendas e faturamento, e as enriquece com mais de 200 pontos de dados não convencionais, como comportamento dos vendedores em redes sociais e satisfação do cliente.
Por utilizar uma variedade ampla de dados, as ferramentas criadas pela Zen conseguem identificar de forma mais precisa, o comportamento do tomador de crédito, reduzindo o risco de inadimplência, além de prevenir fraudes.
Depois da análise dos vendedores, é feita uma campanha, em parceria com o marketplace, para oferta de crédito personalizado.
O empréstimo poderá ser pago em até 12 meses, e as taxas são cerca de 40% menores do que as oferecidas por instituições tradicionais.