A chegada do inverno deve fomentar um crescimento de até 6,6% nas vendas do setor calçadista em 2018. A previsão é da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A pesquisa da Abicalçados também mostra que o segmento pode arrecadar até 23 bilhões de reais, com a previsão de produção de 940 milhões de pares de sapatos. Este crescimento aponta a recuperação da confiança do consumidor na aquisição destes produtos após os últimos anos de queda, por conta da crise.
A expansão do setor calçadista se deve, entre outros fatores, à busca da inovação para atender a demanda deste novo mercado que se apresenta e começa a deixar para trás os efeitos da crise.
Modelo inovador em busca de crescimento
A Shoes Inbox, loja virtual criada na cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo, e considerada a capital nacional do calçado feminino, traz um modelo inovador de negócios para ampliar seus estoques e desencadear seu crescimento. Além da venda de seus modelos – que também contemplam tamanhos especiais, nem sempre encontrados facilmente no mercado, a loja também está trazendo para sua plataforma o conceito de marketplace.
De olho nas tendências apontadas pelos grandes players varejistas do país, a Shoes Inbox está em busca de fornecedores para compor seu estoque e oferecer variedade aos seus compradores.
A loja tem como foco os produtores de calçados que ainda não possuem uma loja online, incentivando também o crescimento desses empreendimentos ao posicionar seus produtos em marketplaces de grandes varejistas do mercado brasileiro e americano.
Os marketplaces são, exemplificando de forma simples, como um shopping center online, onde o consumidor tem à sua disposição produtos de diferentes lojistas em um único site. A diferença do marketplace para o e-commerce tradicional é justamente essa: enquanto o primeiro oferece diversos produtos de diversos fornecedores, o e-commerce oferece uma gama de itens de apenas um fabricante ou revendedor.
Este modelo de parceria proposto pela Shoes Inbox é inovador no segmento. Além de abrir seus estoques e sua estrutura online para receber e comercializar produtos de novos fornecedores, a empresa também presta uma assessoria completa para os novos vendedores. Entre os serviços disponibilizados pela loja para os fabricantes estão o cadastro e a inserção de imagens profissionais dos calçados no site da loja, a inserção dos produtos em grandes marketplaces (sites como Mercado Livre, Dafiti, Netshoes, Zattini, entre outros), o trabalho de comunicação digital focado em estratégias de vendas, aumentando o alcance da loja e, consequentemente, dos produtos disponíveis nela, além do cuidado com todas as fases de recebimento e venda – do gerenciamento do estoque ao envio para o comprador.
A ampliação do modelo de negócios da loja virtual de calçados atende a um mercado cada vez mais diferenciado, que busca a desburocratização dos processos de compra e venda no varejo e é cada vez mais digital.