Criar conexões entre quem precisa de dinheiro e quem quer lucrar com investimentos diversificados. É com essa premissa que chega ao mercado a Mutual.club, marketplace de empréstimos entre pessoas. Lançada oficialmente em Janeiro de 2018, a plataforma proporciona rendimentos médio de até 60% ao ano, cerca de 10 vezes mais do que outras aplicações, como poupança, Selic ou CDB.
Fundada pelos empreendedores Leonardo Rebitte, Marciliano Freitas, Roberto Attuch e Victor Fernandes, a Mutual oferece benefícios para ambos os interessados. Os tomadores conseguem fazer uma solicitação em poucos minutos, totalmente online, com simplicidade, agilidade e juros menores do que em outras instituições financeiras. Por outro lado, os investidores contam com um score de crédito seguro que indica o risco daquele empréstimo, e uma rentabilidade maior que qualquer outra no mercado.
“Na Mutual o investidor é quase como um banco. Antes, somente instituições financeiras lucravam (e bem alto) com essa modalidade de investimento. Hoje, qualquer pessoa, por meio da Mutual, pode emprestar dinheiro legalmente e receber juros. O investidor, além de auxiliar a derrubar as taxas de juros cobradas pelos bancos, também ajuda pessoas comuns a alcançarem seus objetivos”, comenta Leonardo Rebitte, CEO da Mutual.
Todo o processo da Mutual é realizado por meio de algoritmos que conseguem avaliar mais de 400 fontes de informações do tomador, além de consultar o SRC (Sistema de informação de crédito do Banco Central), por isso a plataforma consegue gerar um score de crédito de nível bancário, que auxilia na tomada de decisão dos investidores. Após a análise, é gerado um score de A a F sobre a capacidade de pagamento do tomador. Se, por exemplo, ele tem um score F, há a possibilidade estimada de 50% de chance de não pagamento, já para um score A, a possibilidade estimada de não pagamento é de apenas 0,2%. O compilado de informações que chega ao investidor vai muito além do Serasa, por exemplo, pois a Mutual a partir de dados providos de empresas parceiras especializadas em análise de risco, realiza uma análise holística de comportamento, capital, entradas e saídas do tomador.
“Os investimentos não têm garantia, mas a Mutual provê inúmeras ferramentas não apenas para que a análise da oportunidade de investimento seja a melhor possível, como também possui ferramentas para que ocorra renegociações dos pagamentos entre o tomador e o investidor, além de realizar a cobrança extrajudicial, aumentando assim as chances do investimento ocorrer sem inadimplência”, afirma Marciliano Freitas, Co-fundador e diretor da Mutual.
E os números impressionam: nos dois primeiros meses de operação, sem qualquer investimento relevante de marketing, a Mutual recebeu mais de 1.100 investidores que emprestaram cerca de R$200 mil reais, com um retorno médio de 53% a.a. A empresa cresce 8 mil usuários por mês e a meta é atingir a marca de R$10 milhões em empréstimos concedidos ainda esse ano, impactando mais de 100 mil pessoas, entre tomadores e investidores.