É comum que a ausência de transporte e, principalmente, de companhia, faça com que alguém desista de ir a um evento que tem vontade. Para solucionar esse problema, foi lançada este ano o Carona e Casaco (www.caronaecasaco.com), startup que promove carona e excursões para viagens e eventos culturais, como festivais, shows e workshops. Muito mais do que apenas fazer a ponte entre quem procura e oferece a locomoção, o objetivo é proporcionar vínculos entre usuários com interesses em comum.
“A ideia é ir além do simples trajeto, possibilitando que as pessoas colecionem bons momentos e façam novas amizades com quem tenham afinidades, aumentando o êxito da experiência. Justamente por isso não queremos competir com os apps tradicionais de carona, que são voltados ao transporte do dia a dia”, afirma o fundador André Romani.
As caronas aparecem na página inicial do Carona e Casaco com etiquetas de “Ofereço” ou “Preciso” contendo o nome do evento, origem, destino, data e horário. No anúncio, também são disponibilizados a quantidade de lugares, uma descrição mais detalhada e os contatos – além dos próprios, o anunciante pode acrescentar os de familiares e amigos, para reforçar sua confiabilidade.
Na busca, é possível filtrar pelo sexo dos integrantes da carona e por categoria (espetáculo, shows, festas, passeios, entre outros). O site permite ainda que agências de turismo anunciem excursões, que funcionam como uma alternativa para quem não conseguir carona. Os anúncios vêm de todas as regiões do Brasil e são gratuitos.
“Queremos que as vagas no carro de nossos usuários se transformem em espaços ocupados na memória do celular”, declara Romani, e já acrescenta: “Este ano temos um dos maiores eventos de música do mundo de volta ao Brasil, o Rock in Rio. Pode ser uma ótima oportunidade para viver uma experiência única!”. O festival João Rock, a Comic Con Experience e o show da banda irlandesa U2 são outros exemplos de destinos que podem ser encontrados no Carona e Casaco.