A Tray, empresa especializada em soluções para e-commerce, iniciou nesta semana a conscientização de seus mais de 4 mil clientes varejistas virtuais a respeito da oportunidade representada pela mega promoção virtual Black Friday e as formas corretas de aproveitar o evento para alavancar as vendas. Para isso, a empresa colocou no ar o site tray.com.br/campanha-black-friday/ que traz um arsenal de informações sobre a iniciativa e um pacote com vários tipos de banners para os lojistas divulgarem suas promoções.
A Black Friday tem origem nos Estados Unidos e acontece todos os anos, sempre na primeira sexta-feira após a comemoração do Dia de Ação de Graças. No Brasil, ela teve início em 2010 e vem registrando recordes de volume de vendas no comércio eletrônico ano após ano. Na primeira edição houve uma movimentação financeira de R$ 23 milhões, em 2011 ocorreu um salto para R$ 100 milhões. No ano passado, o crescimento foi maior ainda, chegando a R$ 217 milhões. Para 2013, a expectativa do setor é que as vendas acumulem R$ 390 milhões.
O CEO da Tray, Leandro Marques, afirma que a Black Friday, que acontecerá no dia 29 de novembro, está se tornando uma data somente menos movimentada em vendas do que o Natal para o e-commerce no Brasil. Segundo ele, apesar disso, existem ainda muitos empreendedores envolvidos no comércio eletrônico, principalmente os iniciantes, que desconhecem essa data e sua importância. “A ação da Tray tem como intuito informar, inserir e conscientizar os clientes”, diz ressaltando que além do site, a ação será apoiada por e-mail marketing, banners nos canais de comunicação da própria Tray, notícias no blog institucional da empresa e até o uso da equipe de telemarketing.
Uma das maiores preocupações da Tray é alertar os clientes a respeito do risco de oferecer falsos descontos. Segundo Leandro, infelizmente muitas lojas brasileiras usaram este expediente em versões passadas da Black Friday e acabaram gerando uma grande irritação nos consumidores. “É um grande erro adotar este tipo de atitude porque a marca pode ser manchada de forma irreparável como uma empresa que engana os compradores. Se isso ocorrer, o suposto lucro obtido com a enganação se reverterá num prejuízo incalculável no futuro”, afirma.