Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) – www.abcomm.org –, o Natal deve movimentar R$ 4,8 bilhões nesse ano, um aumento de 27% em relação a 2013. Com promoções em lojas virtuais de diferentes segmentos, os consumidores esperam aproveitar as ofertas para adquirir diversos itens pela Internet. E o que esperam as empresas?
Na loja virtual de roupas íntimas masculinas Cueca Store o cliema é de otimismo. A expectativa é crescer o volume de vendas em 100%. O e-commerce também aumentará o tempo do expediente de trabalho, tanto na parte de atendimento, quanto na logística e setor de embalagem.
O fim do ano é um dos melhores períodos de vendas na Giuliana Flores, floricultura online. Para o período natalino de 2014, a loja virtual espera um crescimento de 40% nas vendas e investe no em aumentar a quantidade de profissionais que realizam as entregas para que o cliente possa antecipar as compras com brindes e fretes grátis. A diferença também é que, na véspera de Natal, enquanto a maioria dos e-commerces param as entregas, a Giuliana Flores continua no período da manhã na região da Grande São Paulo.
A ideia da Men’s Market, loja virtual de cosméticos e acessórios para o homem, é continuar no “embalo” que a Black Friday proporcionou e alcançar um aumento de 20% no total de vendas até o fim do Natal. Como um dos principais valores do e-commerce é o cumprimento dos prazos de entrega, foram realizados alinhamentos com fornecedores e com a agência dos Correios responsável por coletar as entregas.
Com a utilização do Moo.ba, portal de sistema de cashback que permite ao usuário acumular e resgatar dinheiro na própria conta bancária – decidindo a melhor maneira de usá-lo –, espera-se que, dependendo do e-commerce, os consumidores virtuais consigam reverter até 8,5% do valor total da compra. No Natal, espera-se que o valor em crédito devolvido seja de até R$ 25 mil no total.
O e-commerce especializado em soluções de TI FourServ está com boa expectativa em relação ao Natal. A empresa vai comercializar no período seus produtos habituais de tecnologia e espera aumentar o faturamento diário em mais de 20% com a data.