
Na casa dos amigos, no trabalho ou no bar? O consumo de TV já não se restringe aos lares dos brasileiros. De acordo com o levantamento realizado na final da Copa do Mundo 2018, 21% dos telespectadores assistiram à partida entre França e Croácia fora de casa. Destes, 30% assistiram ao jogo em canais de TV por assinatura.
A pesquisa de TV out of home (OOH), realizada com aferição de audiência eletrônica da Kantar IBOPE Media e com a tecnologia de localização da In Loco, compreende as 15 regiões metropolitanas e mostra o perfil dos telespectadores que veem televisão fora de casa. Segundo o levantamento, Campinas foi a cidade que mais teve consumo OOH, proporcionalmente ao seu tamanho, seguida das praças da região Centro-Oeste (Distrito Federal e Goiânia).
Em todas as regiões metropolitanas, “casa de amigos” foi o local preferido pela audiência para acompanhar a partida, com destaque para Belém, onde 68% dos respondentes afirmaram ter visto o jogo na casa de alguém. “Bar” foi o local de maior incidência em Goiânia (26%), “trabalho” foi o mais citado em Recife (17%), “restaurante” teve a preferência em Campinas (13%) e Vitória concentrou o maior número de respostas para “transporte” (4%).
A faixa etária entre 35-49 anos foi a que mais assistiu ao jogo fora de casa, seguida por pessoas entre 25-34 anos. A maioria dos telespectadores OOH da final da Copa foram homens (55%).
A aplicação de pesquisa mobile com uso de mídia programática – oferecida pela In Loco – é uma das diversas iniciativas da Kantar IBOPE Media em acompanhar as evoluções do consumo de mídia.






