O Dia dos Pais se aproxima e a procura por presentes já movimenta o comércio eletrônico. Segundo a Criteo, plataforma de anúncios para a Internet aberta, as vendas do setor começam a subir na última semana do mês de julho e a competição fica ainda mais acirrada sete dias antes da data, que, este ano, será comemorada em 12 de agosto.
De acordo com a empresa, gravatas, meias e pijamas já não são mais as principais escolhas dos filhos para presentear seus pais. Em 2017, os produtos mais comprados no período foram smartphones e televisores. Mas há espaço para explorar o potencial de outros artigos. No ano passado, sapatos femininos, fraldas e itens de higiene e beleza também registraram vendas expressivas, o que reflete a grande participação do público feminino.
“Temos duas semanas de grandes oportunidades pela frente. Para ter sucesso, os varejistas precisam traçar estratégias omnichannel que acompanhem o consumidor em toda a jornada de compra. Ferramentas de produtos patrocinados, retargeting e anúncios paid display podem contribuir para impactar o cliente no momento certo, gerando conversão. Também é importante se preparar para atender aquele filho esquecido que vai acabar comprando o presente na última hora. Otimizar os canais mobile é fundamental para não deixar escapar nenhuma venda”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.
Em 2017, as vendas online no período de Dia dos Pais tiveram aumento de 75% em comparação ao mês anterior. O tíquete médio ficou em torno de R$ 330.