Criteo revela que 60% das reservas de viagem são feitas em dispositivos móveis

A Criteo S.A., plataforma de anúncios para a Internet aberta, acaba de divulgar os dados de seu estudo “Summer Travel Report 2018”, que revela a tendência de crescimento do mobile e a influência dos aplicativos no setor de turismo, ao analisar mais de três bilhões de reservas online em 59 países no último ano.

De acordo com o relatório, players de viagem que possuem aplicativos já têm 60% de suas transações concluídas em dispositivos móveis, sendo que destas, 33% são feitas via web mobile e 27% em apps. O desktop corresponde a 40%. Os aplicativos possuem a maior taxa de conversão (23%), enquanto a web mobile registra a menor (4%). No desktop, esse índice fica em 11%. Apesar do crescimento dos dispositivos móveis, os computadores ainda faturam mais. Para cada 100 dólares gastos no desktop, 78 dólares são gastos no aplicativo e 77 dólares na web mobile.

O mobile ganha ainda mais destaque quando o assunto são as viagens de última hora. No caso de reservas feitas com menos de 24 horas antes do embarque ou check-in, 89% das compras são fechadas no ambiente móvel. A web mobile responde por 48% das transações, enquanto os aplicativos e o desktop representam 41% e 11%, respectivamente.

“Vemos a ascensão do mobile como algo natural e que deve continuar a crescer diante da mudança de comportamento e navegação das pessoas. O consumidor de hoje é omnichannel e isso se reflete também no setor de turismo. Com as plataformas móveis facilitando a aquisição de viagens, as buscas em smartphones e aplicativos aumentaram rapidamente”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

O mobile e as agências online de viagens

Ciclo Agência Digital – Inside
olist
Smarthint
Rakuten EXPO Inside

As agências online de viagens, ou online travel agencies (OTAs), têm se desenvolvido rapidamente no ambiente mobile. No último trimestre de 2017, transações feitas via smartphones aumentaram 61% no segmento, enquanto as demais empresas de viagem registraram crescimento de 11%. As OTAs são as que detêm o maior número de reservas mobile. Cerca de 39% de suas transações são concluídas via smartphone e 6% por tablets. Entretanto, o desktop ainda lidera com 55% das vendas. Para as demais empresas do setor a participação dos dispositivos móveis é menor: smartphones correspondem a 10%, tablets somam 6% e o desktop sai na frente com 84%.

“Assim como em outros setores, o mobile se tornou estratégico para as empresas de viagem. E não basta apenas ter um site responsivo, é necessário ter um bom aplicativo. Não investir no mobile significa perder oportunidades. Mas também é importante pensar no comportamento omnichannel do consumidor. É preciso conectar todos os pontos de contato para oferecer a melhor experiência e gerar conversão”, conclui Firmino.

As férias de verão impulsionam o mobile

O relatório traz uma análise do setor de turismo nos meses de junho, julho e agosto, verão no hemisfério norte. Entretanto, também é possível notar que nesse período em 2017, houve aumento de 29% nas reservas online feitas na América Latina em comparação a 2016. De forma geral, o verão ajuda a impulsionar vendas no mobile. Na América do Sul, os meses com maior número de reservas em dispositivos móveis são justamente novembro e dezembro, período de festas e início da estação mais ensolarada do ano.

Metodologia de estudo

O relatório Summer Travel Report 2018 é baseado na análise de três bilhões de reservas ao longo do ano de 2017, de mais de 1.800 anunciantes de viagens. Os dados individuais de pesquisa e reserva de 59 países foram avaliados para fornecer uma imagem global dos hábitos de reserva de viagem. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções