Estudo revela impacto da velocidade de carregamento de páginas no E-Commerce

Em meio a crescente preocupação sobre carregamento lento de páginas da web e a resultante perda em vendas e conversões para o e-commerce, uma nova pesquisa da TagMan revela que a maioria dos empresários pesquisados (81%) afirmam estar muito preocupados ou apenas preocupados sobre a velocidade de leitura de seus sites. Ao mesmo tempo, quase 60% afirmam que já tomaram medidas para melhorar a velocidade de suas páginas da web, mas poderiam ter feito mais.

A pesquisa mostra que 71% estão cientes de que a otimização de imagens e scripts hospedados por terceiros, tais como códigos para monitorar a audiência do site, podem apressar o tempo de leitura das páginas, enquanto 35% tem reduzido ou removido o número deles para melhorar o desempenho de seu site.

Diversos estudos mostram que carregamento lento da página pode ter grande impacto negativo nas taxas de conversão do comércio eletrônico. De acordo com estudo do Aberdeen Group, cada segundo extra na leitura da página pode resultar em aproximadamente 7% em perdas nas conversões. Além disso, estudo da Forrester Research indica que 40% dos compradores esperam cerca de três segundos antes de abandonar um site de varejo ou de viagem que demorou para carregar.

Imagens ou scripts de terceiros podem ser uma contribuição chave para aumentar a lentidão de páginas da web quando são armazenados e carregados de forma ineficiente. Muitos sites de e-commerce incorporam de 5 a 7 scripts por página, com cada um deles levando até 1/4 de segundo para carregar que pode significar aproximadamente 1,25 para o site carregar, resultando em perdas potenciais de 10—15% nas vendas.

De acordo com Paul Cook, CEO e fundador da TagMan, os resultados do estudo revelam uma oportunidade para as companhias otimizarem seus scripts, melhorando a performance de suas páginas sem perder os benefícios trazidos por eles simplesmente os deletando.

“Muitos comerciantes estão conscientes que os scripts de fornecedores contribuem para a latência do site, mas a maioria não toma medidas para resolver isto. Aqueles que o fazem, têm tomado à medida extrema de removê-los de seus sites, o que acaba suprimindo benefícios importantes que ele traz”, afirma Cook. “Até agora, realmente não haviam ferramentas disponíveis para efetivamente otiizar a velocidade de  carregamento dos scripts sem comprometer o seu valor de referência.”

A Tagman anunciou hoje a disponibilidade de seu TagMan 3 com técnicas de Smart Tag Loading para aumentar a velocidade de leitura de scripts das páginas como um todo.

Metodologia da Pesquisa e Resultados

olist
Performa.AI
Smarthint
Edrone

O estudo “TagMan Ecommerce Page Load Speed” foi realizado em junho de 2011 através de questionários online carregados pelo SurveyMoney. Eles foram completados por mais de 60 empresas de e-commerce entre marcas, varejistas e anunciantes, agências de marketing e provedores de tecnologia localizados nos EUA e Europa.

Entre os principais resultados se encontram os seguintes:

Preocupações com a velocidade de carregamento de página:

  • 50% disseram estar preocupados com a velocidade de carregamento de páginas em seus sites
  • 31% disseram estar um pouco preocupados
  • 2% disseram não se preocupar

O estudo também mostra o que mais preocupa as empresas em relação ao carregamento lento de páginas:

  • Redução em conversões (51% classificaram como a primeira em importância)
  • Abandono de visitantes (46% classificaram-no como segundo)
  • Percepção negativas de marcas (47% ranquearam em terceiro)
  • Redução de repetição de visitas (49% classificaram-na em quarto)
  • Mudanças para sites competitivos (40% classificaram-se em quinto)
  • Outras menções: impacto negativo nas ferramentas de busca otimizadas (SEO)

Além disso, o estudo mostra quantos estão tomando atitudes para melhorar sua velocidade e desempenho:

  • 59,4% estão tomando medidas para melhorar a velocidade e desempenho, mas sentem que poderiam estar fazendo mais.
  • 14,1% não estão fazendo nada, mas investigam opções.
  • 14,1% acreditam que estão otimizando em todas as extensões do site
  • 12,5% não estão tomando medidas para melhorar a velocidade

Medidas tomadas para melhorar a velocidade do site:

  • Otimização de código de páginas (63%);
  • Monitoramento de performance (56%);
  • Redução de peso da página (55%);
  • Reduzindo ou removendo scripts de terceiros (35%);
  • Mais servidores ou locais para a web (22%);
  • Aceleração de velocidade (22%);
  • Não souberam responder (9%);
  • Outros (3%).

Conscientização de que a otimização de imagens e scripts podem melhorar o desempenho do site:

  • 71,9% afirmam ser conscientes;
  • 28,1% não estão conscientes.

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