O Twitter conduziu uma enquete com seus usuários no Brasil em junho deste ano para entender o papel da plataforma como o lugar em que as pessoas vão para acompanhar o que está acontecendo na política. Os resultados indicam que quase 70% deles costumam acessar o Twitter com alguma regularidade para se informar sobre política, sendo que 47% usam frequentemente e 22% de vez em quando – enquanto 13% usam um pouco. Apenas 18% dos usuários disseram não usar o Twitter para se informar sobre política.
Além disso, mais de 60% dos usuários do Twitter no Brasil acreditam que as ideias defendidas pelos candidatos à Presidência em seus perfis oficiais na plataforma podem contribuir com a sua decisão sobre em quem votar. Entre os indecisos, este percentual é maior: 79% destes usuários consideram que as propostas que os candidatos compartilharem em seus perfis oficiais no Twitter podem ajudar a definir a sua escolha.
Para os usuários brasileiros, a característica mais importante do Twitter para o acompanhamento das conversas sobre eleições é poder obter informações em tempo real (66% dos participantes da enquete indicaram esta opção). Em segundo lugar (53%) está a possibilidade de conhecer todos os pontos de vista e em terceiro (47%), o acesso a informações direto da fonte – nesta pergunta da enquete, os participantes poderiam assinalar todas as características que se aplicassem. Para chegar a esses dados, o Twitter lançou uma enquete na plataforma entre os dias 21 e 22 de junho deste ano, que foi respondida de forma voluntária pelos usuários. Participaram cerca de 2 mil usuários brasileiros com mais de 18 anos, correspondentes a uma amostra representativa dos usuários da plataforma.
#Eleições2018
Em linha com o compromisso de servir a conversa pública e promover um ambiente cada vez mais saudável na plataforma, o Twitter Brasil está preparando algumas iniciativas para essas eleições no Brasil, como:
– Verificar as contas dos principais candidatos e partidos;
– Manter diálogo constante com as autoridades eleitorais brasileiras, como faz em todo o mundo. Para isso, por exemplo, criou um canal exclusivo que funcionará durante o período eleitoral para o recebimento de eventuais requisições que venham a ser encaminhadas pelas autoridades eleitorais brasileiras;
– Apoiar as campanhas e outras ações de comunicação da Justiça Eleitoral, para maximização de informações críveis e confiáveis;
– Melhorar e aplicar continuamente sua tecnologia anti-spam para lidar com redes de automação maliciosas que se concentram em questões relacionadas a eleições.
Como forma de facilitar o contato direto entre os políticos e seus eleitores, o Twitter convidará candidatos à Presidência para participar de sessões de perguntas e respostas com os usuários. Em cada sessão, os eleitores poderão enviar perguntas pelo Twitter, a partir de uma hashtag específica, que serão respondidas pelo candidato em tempo real em seu perfil na plataforma. Além disso, para estimular o debate sobre a eleição na plataforma, todos os Tweets com a hashtag #Eleicoes2018 serão acompanhados da imagem de um emoji especial. E em linha com os esforços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estimular a participação da população na votação, a hashtag #OVotoImporta também ganhará um emoji exclusivo.
Parcerias e treinamentos
O Twitter fechou parcerias de conteúdo relacionadas a sabatinas e debates promovidos por veículos – com a Band Rio (@BandRio), com a parceria entre a RedeTV! (@RedeTV) e a revista IstoÉ (@RevistaISTOE), com a Catraca Livre (@CatracaLivre) e com um grupo formado por TV Gazeta (@tvgazetaoficial), Estadão (@Estadao) e Jovem Pan (@radiojovempan). As parcerias incluem transmissões ao vivo na plataforma dos debates com os candidatos à Presidência e ao Governo de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de ativações especiais como a exibição de contador de Tweets em tempo real na tela da TV e a participação de usuários do Twitter no debate por meio de perguntas enviadas pela plataforma.
Recentemente, o Twitter Brasil realizou o #TwitterForNews, um treinamento sobre boas práticas na plataforma com mais de 80 jornalistas de mais de 42 veículos. Durante o Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), diversos jornalistas também participaram de treinamentos e apresentações do Twitter em painéis e no estande da empresa. Além disso, o Twitter apoia institucionalmente o Comprova (@Comprova), projeto que reúne jornalistas de 24 veículos de comunicação do país para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Para isso, além de treinar os jornalistas para o melhor uso de ferramentas da plataforma, o Twitter oferece por meio do programa ‘Ads For Good’ créditos gratuitos para que o projeto possa veicular anúncios no Twitter.