O Brasil foi destaque global em conversas no Twitter sobre a #Copa2018. Mesmo com a eliminação da seleção nas quartas de final, os brasileiros continuaram ativos nos comentários na plataforma e o país foi o que mais Tweetou a respeito do mundial, superando Japão, Reino Unido, Estados Unidos e até a campeã França. Além de falar sobre as partidas, melhores momentos, jogadores e treinadores, a torcida também participou de conversas sobre as marcas, interagindo com elas.
Assim como fez nas fases anteriores do mundial, o Twitter realizou um levantamento das marcas mais mencionadas em conversas sobre #Copa2018 no Brasil durante toda a duração do torneio. A pesquisa leva em consideração todos os Tweets sobre Copa com termos relacionados a marcas com ativações na plataforma. Budweiser (@Budweiser_Br), Itaú (@itau) e Vivo (@vivobr) são as três primeiras colocadas do ranking, seguidas por Coca-Cola (@CocaCola_Br) e McDonald’s (@McDonalds_BR).
“Como cerveja oficial da Copa do Mundo da FIFA, a missão de Budweiser foi ampliar a energia do maior torneio de futebol para todos cantos do planeta, indo muito além da Rússia. Apresentamos globalmente o conceito Light Up The World para mostrar que a Copa pode ser vivida intensamente em todo lugar em que há paixão genuína pelo esporte. Estamos muito felizes em ter alcançado esse objetivo, especialmente nas redes sociais com destaque para o Twitter. Nosso principal ativo, o Budweiser Man of The Match, gerou conversas e publicações espontâneas na mídia e isso superou nossas expectativas. O caráter democrático do prêmio, que apontou o melhor jogador de cada uma das 64 partidas da Copa, também ajudou a torná-lo uma febre entre os torcedores, que puderam votar no craque do jogo pelo Twitter, sem precisar sair da plataforma. A Copa do Mundo terminou deixando saudades para nós, que já olhamos com entusiasmo para o que vamos viver no Qatar em 2022”, afirma Karina Ferreira, gerente de marketing de Budweiser.
“Fizemos um esforço conjunto com o Twitter e nossas agências, a Y&R e Wunderman, para produzir conteúdo em tempo real. Isso nos fez estar presente nas principais conversas e alcançar um ótimo engajamento com a torcida, o que tem tudo a ver com a nossa estratégia de apoio à Seleção Brasileira, que tinha como mote a #JogueJunto” comenta Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.
Confira abaixo o ranking completo de Share of Voice* no consolidado da #Copa2018:
1. Budweiser (@Budweiser_Br)
2. Itaú (@itau)
3. Vivo (@vivobr)
4. Coca-Cola (@CocaCola_Br)
5. McDonald’s (@McDonalds_BR)
6. Guaraná (@guarana)
7. Magazine Luiza (@magazineluiza)
8. Skol (@skol)
9. Adidas (@adidasbrasil)
10. Brahma (@BrahmaCerveja)
11. Uber (@Uber_Brasil)
12. Samsung (@SamsungBrasil)
13. Três Corações (@3coracoes)
14. Rexona Men (@rexonamen)
15. Visa (@VisaBR)
16. Dorflex (@DorflexOficial)
17. iFood (@iFood)
18 .Claro @ClaroBrasil)
19. Carrefour (@carrefourbrasil)
20. Gol (@VoeGOLoficial)
Fonte: Twitter Brasil
*Metodologia: Share of Voice das marcas. Ranking considera volume total de Tweets sobre Copa do Mundo no Brasil com termos* relacionados às marcas com ativação na plataforma. Período de análise: consolidado do mundial; de 14/06 a 15/07. *Termos: perfis e nomes das marcas, hashtags, entre outros.
Tweets de destaque na #Copa2018
O Twitter também selecionou dez Tweets de marcas que apresentaram boas práticas de conteúdo e estratégia durante a #Copa2018. Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marca do Twitter Brasil, explica que o que fez a diferença neste mundial foi o fato de alguns anunciantes terem se preparado para participar das conversas, sem depender de um grande momento ou fato inusitado para agir no improviso. E sempre com foco no consumidor.
“Ajudamos algumas marcas a buscar o que os consumidores estavam esperando, sentindo e conversando durante o torneio. Diante disso, trabalhamos juntos, incluindo as agências, para indicar como as marcas podiam fazer parte desse universo” afirma Daniela. Segundo ela, o Twitter montou junto com alguns anunciantes e agências uma estratégia que se originava na intersecção entre empatia com o consumidor e oportunidades criativas, uma abordagem inovadora para a resolução de desafios que começa com as pessoas e chega a conteúdos proprietários da marca. “Se as marcas não ouvem as pessoas, estão simplesmente falando sozinhas. É importante ter um equilíbrio entre o que a marca quer comunicar de forma legítima e as conversas dos consumidores”, diz Daniela.
Confira os Tweets selecionados como exemplos de boas práticas de conteúdo e estratégia durante a #Copa2018.
Vivo
http://twitter.com/vivobr/status/1014980297375584256
Com o mote #JogueJunto, a Vivo chamou os brasileiros para torcerem lado a lado em apoio à seleção. Foi assim que a operadora usou os memes das “correntes de RT” que prometiam sorte para o Brasil no campeonato.
Itaú
http://twitter.com/itau/status/1013886940280754176?s=21
Itaú, um dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, explorou a força da seleção a partir da música e da hashtag #MostraTuaForça. A música viralizou e tornou-se hino dos brasileiros. A estratégia então foi criar um movimento digital para que todos pudessem cantar juntos.
Brahma
http://twitter.com/BrahmaCerveja/status/1015246928932753414
A marca convidou o torcedor russo misterioso (que foi captado na transmissão de um jogo na TV e rapidamente tornou-se um meme no Twitter) para fazer parte da #TorcidaN1.
Coca-Cola
http://twitter.com/CocaCola_Br/status/1015354703213780992?s=20
Da mesma forma que esteve presente nos momentos de apoio à Seleção Brasileira, a marca também se posicionou quando o time foi eliminado da Copa.
McDonald’s
http://twitter.com/McDonalds_BR/status/1007698481681780736?s=20
Usando timing e contexto, McDonald’s fez breves comentários sobre os jogos da Copa: um deles foi sobre a falha do goleiro da Espanha contra o time de Portugal. A marca lembrou de forma bem-humorada que o lanche “McEspanha” poderia ser pedido com frango.
Skol
http://twitter.com/skol/status/1007351346398416897?s=20
A Islândia teve sua estreia na Copa do Mundo em 2018, fato que gerou muitas conversas. A Skol resolveu desafiar o país a ganhar da Argentina em seu primeiro jogo, e como prêmio enviaria cervejas ao país, onde não é vendida. Por mais que a partida tenha acabado em empate, a Skol enviou ao país vários itens e bebidas da marca.
Magazine Luiza
http://twitter.com/magazineluiza/status/1009886623406919687?s=12
Fazendo uma alusão à má sorte de assistir aos jogos do Brasil no mesmo televisor da Copa passada (por conta do 7 a 1), Magazine Luiza brincou com a ideia de mandar essa “zica” para a Argentina. A hashtag #ZicaParaArgentina chegou a se destacar nos assuntos do momento de forma orgânica.
Guaraná
http://twitter.com/guarana/status/1009868127700742148?s=20
Durante a Copa, a marca categorizou o refrigerante como o ‘elixir’ que levaria o Brasil à vitória e mencionou que não exportaria o produto até o término do mundial. Caniggia, ex-jogador argentino, foi o personagem escolhido para reagir aos momentos da Copa, em especial a eliminação da Argentina.
Rexona
http://twitter.com/rexonamen/status/1010163709539385344?s=12
Rexona teve o desafio de reconectar as pessoas à seleção depois da derrota na Copa de 2014 e, ao mesmo tempo, ser o meio para que a torcida se entregasse à adrenalina sem suar a camisa. Como exemplo, a marca endossou a comemoração de Tite engravatado, protegido do suor, mas entregue à torcida na comemoração da vitória contra a Costa Rica.
Budweiser
http://twitter.com/budweiser_br/status/1010185086082453504?s=12
Por meio da campanha global de Budweiser, Man of The Match, a marca celebrou os jogadores que fizeram a diferença em cada partida.