As vantagens de um marketplace para PMEs

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O varejo online cresce rapidamente à medida que mais consumidores compram na internet e as compras através de dispositivos móveis e tablets estão ajudando a alimentar esse crescimento. As vendas globais online atingiram $1 trilhão de dólares pela primeira vez em 2012, continuaram a aumentar em 2013 e em 2014 esse crescimento deve continuar, com estimativa de atingir $1.39 trilhões de dólares. No Brasil, a previsão é que os consumidores gastem R$ 24,4 milhões na internet este ano. Segundo a empresa de análise ABI Research, estima-se ainda que em 2015 os consumidores móveis sejam responsáveis por cerca de 12% das vendas globais, com um gasto de $163 bilhões por ano.

Embora as grandes marcas dominem o comércio eletrônico, cada vez mais surgem pequenas empresas no varejo online para captar novos clientes e aumentar suas receitas. Atualmente 19% das pequenas empresas do mundo possuem uma loja virtual, sendo 82% em formato de site tradicional e 49% atuando nas mídias sociais para promover seus negócios. Desses pequenos, apenas 21% tem um site adaptado para dispositivos móveis.

As pequenas e médias empresas reconhecem que há muitas oportunidades na internet, mas também entendem que a abertura de uma loja virtual não está isenta de desafios. Os obstáculos vão desde o desenvolvimento de uma infraestrutura para pedidos e pagamentos online, direcionamento de tráfego, até o desafio de conquistar a confiança dos clientes sem ter uma marca reconhecida no mercado. Para superar essas dificuldades um número crescente de PME’s está optando por fazer parte de shoppings online, os marketplaces, onde podem começar a vender rapidamente sem se preocupar com muitos obstáculos associados ao desenvolvimento e manutenção da sua própria loja virtual.

Veja a seguir os maiores desafios para os pequenos e médios varejistas online e entenda por que o marketplace é a melhor opção para garantir o sucesso na internet.

Confiança do consumidor – Enquanto as vendas online aumentam, alguns consumidores ainda continuam inseguros para comprar produtos sem ver ou tocá-los. De acordo com o último E-commerce Index da Rakuten isso acontece principalmente com itens caros, como aparelhos de grandes dimensões. Os grandes players se beneficiam da confiança dos clientes, já as pequenas empresas enfrentam mais dificuldade por conta de lojas falsas e golpes de fraudes eletrônicas por empresas menos conhecidas, o que faz com que os consumidores tenham mais receio de comprar em lojas menores. Participar de um marketplace bem conhecido torna as pequenas empresas mais confiáveis e os consumidores se sentem mais seguros para comprar, sabendo que se algo der errado, terão suporte e/ou serão reembolsados.

Maior alcanceO lojista online precisa saber conduzir os clientes para sua loja, já que é um tipo de negócio diferente das lojas físicas, nas quais há um fluxo constante de pessoas de passagem. Além disso, a publicidade através de ferramentas de busca e a promoção em mídias sociais são eficazes, mas é um processo demorado e requer um investimento considerável para gerar bons resultados. Uma ótima alternativa são as campanhas de banner em portais com custos compartilhados com o marketplace. Essa opção reduz os custos da empresa com a divulgação e tem um nível de alcance maior.

Inside Banner Mandaê
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Infraestrutura sólidaCriar e manter uma loja online pode ser extremamente difícil para os pequenos. Desde criar um sistema para pagamentos a atualizar o inventário de produtos, e ainda garantir que as informações dos clientes estejam seguras, uma série de desafios devem ser superados antes que os varejistas possam ‘abrir as portas’ para os consumidores. Alguns marketplaces oferecem serviços como processamento de pagamento, análises antifraude, entre outros, para garantir ao varejista uma infraestrutura de qualidade.

FidelizaçãoUm fiel grupo de clientes regulares pode ser a alma de uma pequena empresa, mas, na internet, quando os consumidores estão atrás de preços baixos, pode ser difícil encorajar compras sucessivas.

Apresentar um programa de fidelidade é uma forma eficaz para os pequenos varejistas incentivarem os consumidores a retornar, no entanto é preciso cuidado ao gerenciar e premiar os clientes com desconto em futuras compras sem comprometer o lucro do varejista.

Apoio especializadoAdministrar uma pequena empresa é um desafio e um bom aconselhamento é algo extremamente valioso, mas muitas vezes as empresas não sabem a quem recorrer quando essa orientação é necessária. Alguns marketplaces oferecem apoio especializado de acordo com os segmentos para auxiliar os varejistas. Na Rakuten, por exemplo, uma equipe de consultores especializados dá o suporte total desde o início e acompanham e orientam os varejistas o tempo todo.

Logística mais simplesResponder rapidamente a novas encomendas e pedidos dos clientes também é um desafio para pequenos varejistas que contam com um limitado número de funcionários, especialmente durante épocas sobrecarregadas do ano quando o volume de vendas cresce significativamente. Alguns marketplaces dispõem de uma equipe que entra em contato com os varejistas lembrando os prazos para que nenhuma entrega seja feita com atraso.

Os pontos acima são os mais críticos enfrentados por PME’s que estão iniciando no comércio eletrônico, mas não há motivo para se sentir inseguro ou desencorajado. Alguns shoppings online oferecem suporte total para esses varejistas, avalie os modelos existentes e opte por aquele que mais combine com seus objetivos.

Planejar, estar preparado para os desafios e participar de um marketplace que dê todo o apoio à sua marca é a grande sacada para os pequenos e médios varejistas online.

http://www.rakuten.com.br/

Ricardo Jordão é CMO da Rakuten Brasil.

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