Ao comprar em sua loja virtual, o consumidor passa por uma jornada. Durante este trajeto ele pode desenvolver amor por sua loja, ou simplesmente desistir da negociação, e não voltar nunca mais. Nesse processo, como seu e-commerce deve agir para conquistar esse cliente? Confira algumas estratégias:
Criar consciência. A loja virtual deve expor a marca ao público de forma clara, para que este tome consciência da existência dos diferenciais e se identifique com os valores do seu negócio. Com base na afirmação “a primeira impressão é a que fica”, encantar seu cliente à primeira vista, já dará motivos para amar seu e-commerce.
Criar consideração. O marketing de conteúdo é o principal responsável por gerar engajamento do público com a marca antes mesmo que ele consuma. Na verdade, o marketing de conteúdo dá motivos para o consumidor visitar e comprar na loja virtual. Dessa forma, vale criar esta consideração do cliente para com a sua marca. Fale a mesma língua que seu consumidor; a jornada de compra começa antes de ele chegar à loja.
Criar decisão. Ao trabalhar os interesses do público, bem como fortalecer os mesmos valores que sua marca tem, é hora de impulsionar o consumidor para as ofertas da sua empresa. Faça isso de forma a solucionar um problema ou uma necessidade que o seu cliente tenha; e você o conhecerá através do relacionamento criado antes da negociação.
Criar adoção. Quando o consumidor adquirir um produto em seu e-commerce, esse é apenas um fortalecimento do relacionamento entre ele e sua marca. Agora é o momento de impulsionar o engajamento com produtos da marca e serviços, através de uma relação mais estreita feita por e-mail marketing, web push, e contato pós-venda. Faça do cliente um participante do seu negócio. Ele certamente adotará sua marca como favorita.
Criar evangelização. Uma vez que o relacionamento entre empresa e consumidor está fortalecido, os clientes se tornarão influenciadores da marca sem pensar duas vezes. O marketing boca a boca continua sendo uma das formas mais eficazes de gerar tráfego qualificado para a loja virtual.
Apostando nessas estratégias, as chances de seus clientes amarem seu e-commerce só aumentam. Lembre-se: investir em marketing de relacionamento influencia diretamente nos resultados das vendas. Aposte e sucesso.