Importada dos Estados Unidos em 2012, a Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday (que acontece na quarta sexta-feira de novembro). Apesar do termo sugerir que os descontos são focados apenas em itens de informática e produtos eletrônicos, a segunda-feira cibernética possui esse nome porque, quando foi criada em 2005, tinha o objetivo estimular o consumo em lojas virtuais – mas as coisas mudaram muito de lá para cá e, hoje, essa data é utilizada para alavancar ainda mais as vendas do comércio no fim do ano.
O sucesso dessa dobradinha sazonal foi tanto que os e-commerces e as lojas físicas viram aqui uma oportunidade de vender mais: perceberam que se unissem as datas e prolongassem o tempo de desconto, o faturamento seria maior e ainda ajudaria a queimar o estoque antes do Natal. Geralmente, esse período que compreende desde a quinta-feira anterior à Black Friday até a Cyber Monday é intitulado como Black Week, mas há alguns lojistas que ampliam o período para além de uma semana.
Faturamento e número de pedidos
No Brasil, muitos lojistas promovem a Black Week englobando a Cyber Monday nessa ação. Justamente por uma ser tratada como parte da outra, o evento pontual é menos difundido que a Black Friday. Porém, pelo o que mostra os dados do Ebit, o crescimento e popularização da Cyber Monday são reais: os dados de 2016 e 2017 mostram que, sozinha, ela obteve uma alta no faturamento de R$291 milhões para R$308,5 milhões, o que representa aumento de 6%; o número de pedidos teve uma alta de 22%, indo de 591 mil para 721 mil. Isso mostra que a Cyber Monday está conquistando seu espaço dentro das datas sazonais mais importantes para o e-commerce.
Se unirmos aos valores da Black Friday, o período fica mais interessante ainda: considerando o período de quinta a segunda do ano passado, o faturamento no e-commerce foi de R$3,2 bilhões, alta de 8,7% se comparado com 2016, que foi de R$2,9 bilhões, já o número de pedidos aumentou 16,1%, indo de 5,2 milhões para 6,1 milhões.
Ao analisarmos o aumento percentual no número de pedidos da Cyber Monday e da Black Friday, notamos que o volume de venda da primeira foi maior que o da segunda e a tendência para 2018 é que esse valor aumente mais ainda: entre 2016 e 2017, na segunda-feira, o aumento foi de 22%, já o crescimento da Black Friday foi de 14% (de 3,30 milhões para 3,76 milhões, no mesmo período). Isso mostra que, ano após ano, os bons preços dessa data estão atraindo cada vez mais pessoas.
Produtos consumidos
Devido a sua popularização, a Cyber Monday vem se tornando uma das maiores datas de venda do ano e muito do seu sucesso é justamente por ser a irmã mais nova da Black Friday. Ambos dias possuem mais ou menos as mesmas características, porém, geralmente, os descontos na segunda-feira costumam ser maiores (podendo chegar a até 70% em alguns produtos selecionados).
Os produtos mais populares nesse período são smartphones, TV e eletroportáteis, mas todas as áreas são bastante visadas, tais como moda e acessórios, perfumaria, cosméticos, decoração, passagens aéreas, entre outros. Esse período, além de atrair os consumidores que comprar produtos para si próprio, também possui bastante adesão de pessoas que antecipam suas compras de final de ano, por causa das ofertas.
Maximize suas vendas
– Disponibilize cupons online para o consumidor acumular descontos ou ações com frete grátis. Isso atrai o consumidor e aumenta as vendas, o que ajudará a zerar seu estoque de produtos mais antigos, assim, você conseguirá abastecê-lo com produtos novos e diferentes para o Natal, que é a data que mais movimenta o comércio;
– Reforce a venda dos seus produtos que possuem baixo giro dando bons descontos e chamando a atenção dos consumidores para a mercadoria através de propaganda com senso de urgência;
– Mantenha contato com seus possíveis consumidores através de redes sociais e newsletters, informando-os com antecedência sobre as promoções. E por que não oferecer um benefício àqueles que compraram em seu e-commerce na Black Friday? Dê atenção especial à essas pessoas, para trazê-las de volta para uma segunda compra;
– Analise os resultados obtidos na sexta-feira da Black Friday e utilize os dias intermediários para rearranjar as estratégias e corrigir os erros de desempenho. Além disso, pesquisa sobre a satisfação dos seus clientes para reajustar as ações e se preparar para a segunda-feira;
– Pense em estratégias que unam as datas sem queimá-las: o cliente precisa ter a sensação de que precisam aproveitar cada uma das ofertas. Então, foque no que, como e quando divulgar. Isso também garante o retorno do consumidor para uma segunda compra.
Conclusão
A Black Friday, a Cyber Monday e o Natal são datas sazonais muito próximas e devem ser planejadas de maneira integrada para obter um melhor aproveitamento desse período. O ideal é planejar estratégias que conversem com as três datas, ao invés de simplesmente colocar descontos avulsos em cada uma. Portanto, aproveite esse final do segundo semestre do ano para alavancar suas vendas e conquistar novos clientes.
Fique atento: esse ano, a Black Friday é hoje, 23 de novembro, e a Cyber Monday será dia 26 de novembro!