Política de troca e devolução: 7 dicas para usá-la a seu favor!

Trocas e devoluções tendem a ser um problema para lojas virtuais. Quando elas acontecem em excesso, surge um grande desafio a ser resolvido. Mas você sabia que é possível virar o jogo e colocar esse fator para trabalhar a favor da sua empresa? Sim, isso é possível com a implementação de uma boa política de troca e devolução.

Sua missão é descomplicar o processo, usando ações simples e que permitem uma resolução mais fácil dos problemas. Ao tirar parte da complexidade dessa tarefa, a sua empresa reduz custos, melhora a experiência do cliente e, principalmente, obtém uma importante vantagem competitiva.

Quer aprender como implementar uma política de troca e devolução na sua empresa de forma eficiente? Então confira essas 7 dicas que preparamos sobre o assunto!

1- Usar procedimentos claros

Esse é um passo essencial para minimizar os problemas e facilitar a vida dos clientes. Estabelecer parâmetros claros de troca e divulgá-los de forma ampla, especialmente evitando letras miúdas, é fundamental para dar mais transparência ao processo.

Ações como essa geram credibilidade. Afinal, quando o cliente entende as regras do jogo, ele passa a ter mais tranquilidade na jornada de compra, o que é um fator essencial para melhorar o processo de conversão.

Uma dica bacana é dividir essas regras em um número determinado de tópicos, tendo assim um passo a passo sobre a política de trocas e facilitando a compreensão do que está sendo informado.

Outra maneira interessante de divulgar os procedimentos adotados é utilizar o sistema de FAQ, reunindo as perguntas mais frequentes e dando um destaque para as que são relacionadas à política de troca e devolução.

2- Ser compreensivo com o cliente

A relação com o cliente vai além de uma simples venda. Por isso, a perda de hoje não deve ser vista como uma derrota e sim ser utilizada em prol da melhoria dos serviços, o que vai garantir que esse mesmo cliente se mantenha fiel à empresa ou volte a fazer compras posteriormente.

O segredo para isso é ser compreensivo com os motivos apresentado por ele. Quando se faz compra online, ela vem recheada de expectativas, que podem se tornar maiores ainda com a ansiedade para receber o produto.

Ao recebê-lo e ver que há algum problema com o item, é natural o cliente se sentir frustrado. Mostrando compreensão, a sua empresa consegue amenizar o impacto dessa experiência negativa e reverte o quadro da melhor maneira possível.

3- Sugerir a troca por algo similar

Quando não há a possibilidade de a troca ser feita pelo mesmo produto, é interessante sugerir que ela seja feita por um item similar. Normalmente, o cliente quer o produto e não o dinheiro de volta.

Além disso, se não for oferecida a ele uma opção viável de troca, a migração para compra do mesmo tipo de produto em uma loja virtual concorrente será algo natural. Nesse caso, a sua loja poderá perder mais do que uma simples venda, mas um cliente já fidelizado ou que tenha potencial para isso.

4- Realizar o processo de forma rápida

Edrone
Performa.AI
Smarthint
olist

A rapidez é um grande trunfo para estabelecer uma política de troca e devolução eficiente. Imagine que você é o cliente e comprou um produto que demorou 10 dias para chegar.

Quando você abriu o pacote, viu que a mercadoria estava com defeito. Logo, entrou em contato com a loja, que não se opôs a fazer a troca, porém pediu um novo prazo de 10 dias.

Resumindo, você vai esperar o dobro do tempo para receber o produto comprado, isso tudo por uma falha que não é sua. Seria isso justo? Com certeza, não. E com base nessa experiência, provavelmente você pensaria duas vezes antes de fazer uma nova compra nessa loja.

Reduzir o tempo de entrega do produto a ser trocado é fundamental. Existem vários meios de entrega rápida, que são excelentes aliados para solucionar essas demandas de forma otimizada.

Quanto ao caso da devolução de produtos e reembolso, é preciso orientar o setor financeiro para dar prioridade a essas situações, já que elas não representam somente um procedimento administrativo, mas sim uma estratégia para manter aquele comprador como cliente.

5- Ter formas de pagamento variadas

Pegando a situação do reembolso citada acima, imagine o quão complexa ela seria se a sua loja utilizasse apenas um meio de pagamento? Sendo assim, oferecer formas variadas para efetuar uma compra contribui não só para gerar mais vendas, como para facilitar problemas relacionados a essas vendas.

Demoras na resolução de problemas assim podem prejudicar a sua empresa, inclusive com clientes expondo as suas insatisfações em sites de reclamações, o que é péssimo para a imagem do negócio.

6- Usar as mídias sociais para esclarecer o processo

As mídias sociais são um canal muito poderoso para se relacionar e levar informações aos clientes. Sabendo disso, por que não utilizá-las para divulgar as regras que fazem parte da sua política de troca e devolução?

Esclarecer o processo em mídias com um grande número de clientes é uma forma de expandir o alcance da informação, o que ajuda a ter consumidores mais conscientes e que saibam que a sua empresa tem uma política funcional na hora de solucionar problemas.

7- Aproveitar a força da logística reversa

Aproveitar uma situação desagradável para gerar uma boa experiência com a loja é a melhor forma de lidar com esse processo e ainda sair ganhando com ele. É isso o que acontece quando se adota a logística reversa.

Esse conceito vai além de simplesmente receber de volta um produto. Envolve todas as etapas que fazem parte da devolução do produto e como executá-las com o máximo de excelência.

Nesse cenário, há questões importantes como o preparo dos colaboradores e responsáveis, controle de estoque, envio de um novo item e, principalmente, obter a certeza de que o caso foi solucionado de forma satisfatória para o cliente.

Por mais que a logística reversa demande o domínio de diversas variáveis, a capacidade de encontrar soluções e manter o consumidor na sua base de clientes é uma recompensa que vale o esforço. Então, é mais do que válido aproveitar a força da logística reversa, até mesmo como um fator de vantagem competitiva.

Por meio dessas dicas, você aprendeu como montar uma política de troca e devolução que realmente funcione. Implante essas soluções o quanto antes e qualifique a experiência proporcionada pelo seu e-commerce.

Guilherme Lunardi
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Com 10 anos de experiência em comércio eletrônico participou da criação e desenvolvimento da JET e-business Hoje atua como Diretor Comercial na gestão das áreas de marketing, vendas e parcerias.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.