Por onde começar um e-commerce?

Plano de Negócios na Prática

O comércio online é um dos que mais crescem no Brasil. Segundo pesquisa da BigData Corp, líder no mercado de Big Data no Brasil e na América Latina, realizada a pedido do PayPal Brasil, empresa de transferências digitais, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,5% entre maio de 2017 e maio 2018, e a expectativa é que esse número aumente até o final do ano.

Para empreendedores, ter uma loja virtual têm diversas vantagens, como menor custo operacional, fácil acesso aos produtos pelos consumidores 24 horas por dia e facilidade para entender e mensurar os clientes, por meio de ferramentas digitais que dão insights sobre o que seus clientes gostam e procuram.

Porém, são necessários diversos cuidados na hora de abrir um e-commerce, já que mais da metade quebra e anuncia falência em menos de um ano de funcionamento. Mas, por onde começar? Fazer um planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Neste documento, devem constar informações sobre estoque, mercado potencial, tipos de produtos, área de atuação e valores de investimento.

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Outro ponto importante é saber o que eu quero vender, para quem e de quem irei comprar. Defina quais itens farão parte do seu portfólio, entenda como funciona o mercado em relação ao produto que você deseja comercializar, converse com fornecedores e tente conseguir descontos. São essas premissas que definirão a base do seu negócio.

O próximo passo é escolher a plataforma de e-commerce em que sua loja virtual será criada. Ao desenvolver uma loja virtual, muitos lojistas entendem apenas de uma parte do negócio e precisam de auxílio para otimizar o tempo de outros serviços que não são de sua área de atuação. É por isso que você deverá verificar a disponibilidade para fazer a integração com um sistema de gestão empresarial que facilitará a sua vida e otimizará suas vendas, conhecido também como ERP.

Um bom ERP possibilita a emissão de notas fiscais, controle de estoque, conferência automática do fluxo de caixa, cadastro de usuários, fornecedores e vendedores. Já existem algumas soluções de integração, como é o caso do Bling, que também tem parceria com os Correios para a emissão de etiqueta de rastreio toda vez que seu produto for vendido.

Por fim, acredito que seguindo o passo-a-passo, seja possível iniciar sua trajetória no mundo virtual, garantindo o seu sucesso e controle de todas as operações de forma fácil e visual. Boas vendas!

https://www.bling.com.br/home
Sidney Zynger é CMO da Organisys Software, empresa proprietária do Sistema de Gestão Empresarial (ERP) Bling.
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