Especialistas dão dicas de como abrir — e manter — um e-commerce de sucesso

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima que o comércio eletrônico brasileiro fature R$ 37,9 bilhões só no segundo semestre de 2018.  O número representa 70% do que o varejo online faturou em todo o ano de 2017 — R$ 47 bilhões, de acordo com um relatório da Ebit.

Olhando para esses dados, o cenário é otimista, mas abrir uma loja online não é tão simples. A infraestrutura necessária requer muito trabalho, assim com a gestão e divulgação do negócio. Entre os principais desafios estão garantir a segurança dos dados do cliente, programar uma plataforma e-commerce, gerir a logística e gerar fluxo no site.

Conheça dicas de profissionais do setor para superar os principais desafios de lançar — e manter — um e-commerce de sucesso:

Garanta a infraestrutura

Performa.AI
Smarthint

Douglas da Silva é desenvolvedor na Cheesecke Labs, empresa que desenvolve apps e software terceirizados, entre os principais requisitos que ele elenca cruciais na hora de programar um e-commerce estão segurança, experiência do usuário, estabilidade e versatilidade. “Quando o assunto é segurança, precisamos garantir que as requisições feitas contenham todos os protocolos de segurança implementados e que as mesmas sejam transitadas dentro de um canal seguro. Além disso, é importante que cada clique do usuário o direcione para o lugar correto,  aumentando a possibilidade de efetivação da compra. Entretanto, um site super seguro com uma ótima experiência do usuário de nada serve se ele não estiver disponível ou se, ao clicar em uma página, o consumidor for redirecionado para uma tela de erro. Por isso, a estabilidade e garantia de uptime de um e-commerce é crucial. E para finalizar,  além de toda a robustez que um e-commerce precisa ter, garantido um ambiente seguro, estável e com uma boa experiência do usuário, não podemos esquecer da versatilidade da plataforma”, explica Douglas.

Utilize os recursos disponíveis nas redes

Os obstáculos no caminho de quem busca abrir o próprio negócio nas redes não são poucos, indo desde a burocracia até as dificuldades de administração e as restrições financeiras. Mas algumas ferramentas disponíveis nas redes podem facilitar os processos de viabilização do e-commerce. A HostGator, por exemplo, uma das principais empresas de soluções para presença online no mundo, aposta em ferramentas como o Criador de Sites, para facilitar o lançamento de um portal nas redes. A ferramenta, que possibilita a fácil criação de websites, blogs e lojas virtuais, é destinada a um público que não possui conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign. O Criador de Sites já está entre os serviços mais procurados da empresa. “É preciso estar atento a esses recursos que podem tornar os processos mais ágeis ou mais viáveis economicamente”, ressalta o Gerente de Desenvolvimento da HostGator, Vandre Ramos. Outra ferramenta para otimizar o trabalho de quem quer lançar um e-commerce é o Página Fácil, que coloca uma página temporária no ar em alguns minutos. O Página Fácil pode ser usado enquanto o site definitivo ainda não fica pronto, por exemplo. com o recurso, é possível colocar no ar informações como nome da empresa, descrição, endereço, telefone e formulário para contato, além de links para as redes sociais, o que ressalta a visibilidade da marca. Não é necessário nenhum conhecimento específico de programação. Para o Gerente de Desenvolvimento da HostGator, essas ferramentas são um apoio importante e manter um e-commerce vale a pena. “Garantir a presença na internet é fundamental para o sucesso de um negócio”, ressalta.

Conte com a ajuda de um especialista

Os empreendedores que estão abrindo o seu e-commerce e aqueles que desejam expandir os seus negócios, podem contar com a ajuda de um consultor de e-commerce. O trabalho da consultoria torna a empresa dinâmica e diversa. Isso porque organiza todas as fases de uma loja virtual, desde análise de viabilidade até o acompanhamento dos resultados de vendas. É o consultor que, por meio da sua experiência profissional, consegue transferir conhecimento e abreviar os resultados esperados. Hoje, o profissional é cada vez mais solicitado nas empresas. É ele que define a direção, a funcionalidade e os serviços de suporte de uma empresa nova ou daquelas que desejam aumentar as suas vendas e dar um outro rumo para o negócio. A Avanti, empresa catarinense de soluções end-to-end (do produto ao usuário) para e-commerce e negócios digitais, oferece a área de Consultoria, liderada por Edson Doria, especialista em desenvolvimento, implantação, reorganização e viabilidade financeira de operações de e-commerce. “A premissa para o sucesso é entender o cliente e estar sempre disponível — onde e quando ele desejar”, define Doria, gestor com 18 anos de experiência como Líder de Operações de e-commerce no Brasil.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.