Ao criar uma loja virtual, inúmeros são os fatores aos quais você precisa se atentar. Por isso sempre recomendamos que você construa um plano de negócio, onde é possível descrever cada passo a se dar, os recursos que tem disponível, as estratégias que precisará colocar em ação, seus objetivos e os possíveis obstáculos que poderá encontrar pelo caminho.
A precificação dos seus produtos ou serviços é uma dessas estratégias, considerada por alguns especialistas uma das mais difíceis, pois ela interfere diretamente no sucesso ou não das suas vendas.
O planejamento da sua precificação deve ser realizado com cuidado, existem detalhes específicos estão diretamente ligados a reputação da sua loja, tanto para preços baixos demais que geram desconfiança na credibilidade da sua loja virtual, quanto para valores altos demais, que acarretaria na queda das vendas.
O preço (junto a facilidade de compra) é o responsável por 70% dos fatores que levam o consumidor a concluir a compra, e influencia em quase 100% seu cliente na decisão de comprar novamente na sua loja ou avaliar mal a experiência que obteve.
Todo mundo quer criar uma loja virtual para ganhar dinheiro, e não apenas com intuito de não perder e, pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que você coloque preço nos seus produtos, se garanta no mercado e consiga lucrar.
Persona & Concorrência
Planejar sua loja virtual com cuidado te da a possibilidade de conhecer o mercado que está adentrando em todos os âmbitos: publico alvo, concorrente, e funcionamento do setor.
- Conheça o seu consumidor
Identifique seus gostos, sua faixa etária, onde e com o que costuma gastar, o que gosta de vestir, seus hobbies, e etc. Entenda como ele age, e quais suas prioridades, sua relação com os produtos, para o que dar mais valor: preço, qualidade, ambos. Essas informações te auxiliarão no momento em que você for precificar seu produto.
Essas informações te auxiliarão no momento em que for precificar o seu produto/serviço. Sabendo que são essas pessoas que o comprarão, é preciso estar disposto e pronto para oferecer a eles o produto dentro de um padrão em que estão acostumados ou dispostos a pagar.
- Entenda a Concorrência
Conhecer a concorrência é fundamental. Ao criar uma loja virtual é obrigatório que você entenda o mercado ao qual está adentrando, e os concorrentes que fazem parte dele.
Analise com quantos concorrentes diretos você precisará lidar, os preços com os quais eles operam e utilize essas informações para se ajustar a competitividade que existe dentro do setor.
Custos x Lucro desejado
Como citamos lá no inicio do texto, todo mundo quer criar uma loja virtual para lucrar, só que para isso ocorrer é preciso entender como funciona a precificação.
O valor de venda do seu produto deve ser maior que o valor gasto com os processos de operação para que não comprometa o seu fluxo de caixa.
Para obter saldos positivos é necessário que você saiba quanto quer lucrar, e trabalhar o preço do seu produto em cima disso.
Liste todos os valores gastos durante a operação:
- Custo de mercadoria vendida
- Marketing digital
- Transações bancárias/financeiras
- Frete
- Impostos (simples nacional)
- Outras despesas
E some ao lucro desejado.
Por exemplo: 29,00 + 12,00+ 12,00 + 13,00 + 8,00 + 5,00 = 79,00 (custos)
79,00 + 20,00 (lucro desejado) = 99,00 – será o preço final do seu produto
Neste exemplo o Mark-up (que é o quanto o preço está acima do custo do produto) é de 3,41x (preço de venda: R$ 99 dividido pelo custo do produto R$ 29).
Canais de atuação
A escolha dos canais em que você vai vender também influência no valor de venda do seu produto.
Vender diretamente na sua loja virtual, por marketplaces e até mesmo por atacado pode gerar denominadores diferentes, já que as marketplaces trabalham com comissões, e os atacados pedem que o valor unitário seja menor, já que a quantidade comprada será maior.
As comissões dos marketplaces variam de acordo com o tamanho do seu e-commerce, indo de 15 a 25 ou 30% sobre as vendas para pequenas e medias empresas e de 8 a 22% para empresas de grande porte, e ocorrem devido ao fato delas não apenas assumirem os custos financeiros e transacionais como também é responsável por todo o marketing, sem contar os investimentos em plataforma, e etc.
O preço final pode variar de acordo com o canal escolhido, e é levado em consideração o potencial dos marketplaces em relação a determinado produto especificamente.
No fim das contas, para chegar ao valor final você tiraria do calculo o custo com marketing e transações bancárias e adicionaria o valor da porcentagem. E para o produto em atacado é importante que o custo do seu produto seja maior que o valor gasto na produção, mas lembre-se que q quantidade será significativa, portanto o valor unitário deve ser menor que o oferecido no varejo, dentro da sua loja virtual.
Os ajustes de preços também são considerados e inúmeros são os fatores que o obrigarão a acontecer: aumento dos custos da produção, aumento ou diminuição da demanda, e por isso é preciso que você esteja sempre atualizado, e me mantenha um constante relacionamento com o seu cliente, e não esqueça de que ouvir a opinião dele é a sua melhor estratégia.