Isto não é milagre, mas ajuda e muito sua loja ficar mais rápida sem precisar ficar louco em contratar mais banda, novos servidores, cache etc…
Claro tudo isto que eu disse acima é importante e se tem a possibilidade de fazer, faça. Porém você pode melhorar e padronizar o HTML e CSS das suas páginas, porque não fazer?
Muitos acham que se colocar mais memória, aumentar a capacidade de processamento e aumentar a banda vai melhorar e não preciso fazer mais nada, infelizmente esta é a visão de muitas agências, muitas plataformas e gestores, mas pensando em ter uma melhor padronização nos códigos isto ajuda inclusive na otimização orgânica dos buscadores.
Acho que toquei no ponto certo, otimização orgânica.
Se nossos os códigos de HTML e CSS estiverem bem escritos, é fato que teremos um ótimo desempenho na busca orgânica, isto porque, quando o BOT dos buscadores está em sua página eles informam o tempo de carregamento e como é a estrutura do seu código HTML, é claro que teremos um aumento significativo na performance do site.
Como pensar?
– Pense no modelo de hierarquia do HTML, os elementos não foram criados a toa, existe um inicio meio e fim das páginas, siga este modelo. Recentemente vi em um projeto que a declaração do CSS estava no meio da página.
– Pense em como utilizar os compactadores GZIP no Header e no seu Web Server, ele literalmente reduz o tamanho do arquivo, HTML, CSS e IMAGEM fazendo com que o tempo de carregamento da página diminua drasticamente.
– Utilize cache para HTML, CSS e IMAGENS menos trocadas no lado do servidor;
– Vocês ouviram falar em CSS3 utilizando LESS? É a solução dos problemas para os diagramadores de HTML e CSS , com ele você consegue fazer milhares de coisas e inclusive criar hierarquia dentro de cada item do CSS. Você pode consultar este site http://lesscss.org e verificar no que ele pode te ajudar
– Utilize CSS Sprites, o que é isto? É uma imagem com diversas imagens dentro e no CSS você define a posição que precisa ser exibida. Isto ajuda muito, pois não precisará ficar carregando milhares de imagens. Você pode ver mais em http://tableless.com.br/css-sprites.
– Utilize data:image, você converte as imagens em binário não precisando o carregamento dela e nem espaço em servidor para a imagem, porém utilize com
moderação uma vez que ela pode aumentar o tamanho do seu css ou do seu HTML, o fato de utilizar é a velocidade de carregamento do modelo binário.
– Utilize de maneira coerente o uso de JAVASCRIPT, não fique fazendo processamento pesado nele, pois, o JAVASCRIPT roda no lado do CLIENTE, ou seja, na máquina da sua casa, do seu escritório. Se você tem uma máquina não muito boa o site pode aparentar ser lento.
Estas são algumas dicas que podem ajudar seu site ficar mais rápido.
Quando um site possui muitos acessos, você deve pensar muito em outras questões, como um cache mais robusto ex: Vernishe Cache, pense em LoadBalance, pense em processamento do Web Server e P R I N C I P A L M E N T E em seu servidor de banco de dados, pois, não adianta ter tudo isto se seu banco de dados for lento, uma consulta demorar séculos para retornar os registros.
Dúvidas? Estou a disposição!