O Facebook empresarial

O Facebook vem angariando mais e mais usuários todos os dias. Além de pessoas, as empresas também estão encontrando nele uma ferramenta ágil e participativa para praticar ações de Marketing e Comunicação. Além de possuir uma enorme base de usuários, o Facebook se diferencia por oferecer diversas ferramentas voltadas, especialmente, para empresas. Neste texto você vai conhecer algumas dicas para tirar o melhor proveito da página da sua empresa no Facebook.

Páginas personalizadas

Um erro muito comum entre as empresas, especialmente as menores, é entrar no Facebook pela porta errada. A rede social oferece, basicamente, dois tipos de páginas: as de usuário e a de empresas, artistas ou celebridades. Por isso, o erro já na chegada de uma empresa ao Facebook é fazer uma página de usuário.

As páginas de usuário, como o próprio nome diz, são destinadas para as pessoas, não empresas. Por isso, com elas é possível apenas ser amigo de outra pessoa na Facebook. Como as empresas não são uma pessoa, elas não podem ter amigos, mas sim, fãs. Além disso, o Facebook limita o número de amigos nas páginas de usuários, com isso, se sua empresa usa um perfil de usuário e chegar aos 5 mil amigos, será necessário abrir outra página.

Já as fanpages, são destinadas às pessoas públicas, celebridades e organizações. Elas oferecem uma série de recursos que ajudam na divulgação de bens ou serviços. Como uma empresa pode ter um grande número de clientes, as fanpages apresentam a opção “Curtir” ao invés de solicitar um pedido de amizade.

Resumindo:

  • Páginas de usuários são para pessoas, não empresas. Além disso, podem ter no máximo 5 mil pessoas adicionadas como amigos.
  • Fanpages são para empresas. Além de oferecerem diversos recursos para a divulgação de produtos, permitem que um número infinito de pessoas faça parte da rede desta empresa.

Por sua vez, as fanpages exigem que Administradores sejam adicionados para a criação da página. Isso é bom pelo seguinte motivo: se você é o dono da empresa, pode ser um administrador e, se o responsável pela conta no Facebook acabar saindo da sua empresa, você mantém o controle da conta.

URLs personalizadas

Outro equívoco comum em páginas empresariais é não personalizar a URL da página. Assim como o Twitter e MySpace, o Facebook também permite que a URL seja personalizada. Você pode se perguntar: Mas o que muda ao personalizar uma URL? Em primeiro lugar, vamos a dois exemplos:

Inside Banner Mandaê

Esta é uma URL não personalizada: http://www.facebook.com/pages/Saraiva-Online-Oficial/194839529381?ref=ts

Esta é uma URL personalizada: http://www.facebook.com/compra3

Você reparou em todos aqueles números? Todos eles podem ser removidos e, com isso, as pessoas encontrariam a sua empresa de forma mais intuitiva. Além disso, a divulgação de uma URL personalizada é muito mais fácil, pois é apenas o nome da rede social e o da sua empresa. A lógica é a mesma do Twitter. Imagine a página da sua empresa com vários números. Será que seus clientes encontrariam seu perfil com mais facilidade?

Como personalizar uma URL?

Para criar uma URL personalizada você só precisa de duas coisas. A primeira é ter mais de 30 pessoas curtindo sua página. Para isso, peça para que seus clientes mais próximos, amigos e colaboradores acessem a página da sua empresa e cliquem no botão “Curtir”.

Depois de atingir o número mínimo, acesse a página: http://www.facebook.com/username/ e altere a URL da página desejada. Lembre-se de criar uma URL simples e que tenha uma forte ligação com sua empresa.

Abas

Além destas possibilidades simples, mas que fazem toda a diferença em uma página empresarial, o Facebook conta com abas para publicação de conteúdo. Há várias possibilidades de usos para elas. Acesse a página do Compra3 no Facebook e veja algumas destas possibilidades: http://www.facebook.com/compra3

Camila Porto de Camargo é formada em Comunicação Institucional na UTFPR, e trabalhou durante 2 anos no site Baixaki Tecnologia. Desde maio de 2010 atua como Analista de Comunicação na empresa Compra3 (www.compra3.com.br).

  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
Softvar
World Pay
Socialrocket
Mandaê
E-completo
Precode
Adena
Eccosys
Loja Integrada
Arroba
Alfa ERP
IHouse Web
 

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo.

    Ainda estou aprendendo a usar o facebook e estou com algumas dúvidas em relação a como utilizar as páginas. Criei as páginas abaixo mas não consegui persolnalizar a URL:

    http://www.facebook.com/pages/GuiaNF-Vagas-de-empregos-e-estagios/184008906532

    http://www.facebook.com/pages/GuiaTecnobits/117283981659230

    Dúvidas:

    1) Qual o mínimo para personalizar a URL da página ?

    2) Outra dúvida é se posso mudar uma página de pessoal para empresarial ?

    • Oi Fabrício. Dei uma olhada nas páginas que você indicou. A primeira já atingiu o número mínimo de “Curtir” e pode ter a URL personalizada. Basta acessar o link http://www.facebook.com/username.

      Já a segunda possui apenas 3 fãs. Por isso não é possível personalizar a URL. Lembrando que o número mínimo é 25 “Curtir”, não 30 como esta no meu texto. Me enganei.

  2. Ola.

    Muito bom seu artigo.
    tenho uma duvida.
    para criar uma pagina empresarial, primeiro eh necessario criar uma pagina pessoal?

    • Oi Ricardo. É aconselhável, pois se você cria direto uma fanpage sem estar atrelado a um perfil, as funcionalidades do Facebook ficam mais limitadas. Você não consegue usar as fotos por exemplo. Por isso, sempre é bom definir um administrador.

      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here