O mercado de chatbots está em franca expansão. Segundo a consultoria Grand View Research, esse setor tem crescido anualmente a uma taxa de quase 25% ao ano. E para 2025, a estimativa é de que ele movimente US$ 1,23 bilhão.
No Brasil, o Chatbox, primeiro robô de atendimento criado para o mercado imobiliário, acaba de atingir, em menos de um ano, uma marca invejável: R$ 100 milhões em vendas de imóveis. A ferramenta funciona como um atendente virtual, que entrevista previamente o cliente e consegue, graças ao recurso de inteligência artificial, entender sua intenção de compra e só então direcioná-lo ao corretor.
Esse robô de atendimento foi desenvolvido no Brasil, pela Hypnobox. O CEO da empresa, Rafael Meireles Yoshioka, conta que a iniciativa surgiu durante um trabalho de consultoria em uma incorporadora, onde ele teve a oportunidade de observar a rotina de um corretor de imóveis. “Muitas vezes esses profissionais passam o dia esperando uma campainha tocar, aguardando um potencial cliente que muitas vezes simplesmente não aparece. O Chatbox filtra o potencial cliente, equacionando melhor o número de oportunidade reais e direcionando para os corretores mais adequados. Com as tecnologias de automação de marketing e Inteligência Artificial, é possível identificar os clientes que realmente têm interesse em comprar um imóvel, maximizando o tempo dos corretores e aumentando a produtividade e as vendas”, explica.
A ferramenta funciona como um atendente virtual, que entrevista previamente o cliente e consegue, graças ao recurso de inteligência artificial, entender sua intenção de compra e só então direcioná-lo ao corretor. “O profissional do mercado imobiliário recebe o lead enriquecido, com dados como nome, e-mail, telefone, como pretende receber o contato do corretor, quanto pode pagar, quando pretende tomar a decisão, o que mais leva em consideração para tomar essa decisão, entre outros dados”, explica. Yoshioka ressalta que o objetivo com o robô não é substituir o corretor de imóveis, mas sim oferecer uma ferramenta que maximiza o tempo desse profissional e gerar maior produtividade, ao oferecer os melhores leads.
O Chatbox entrou em fase de pré-lançamento em setembro do ano passado, já é utilizado por mais de 30 empresas, tendo gerado mais de 5.000 atendimentos por meio de robô, com uma taxa de conversão de leads em vendas 8 vezes maior. “Logo, vamos evoluir para um Robô que possa atender a e-mails, além de fazer campanhas em canais como Facebook, Instagram e Whatsapp”, antecipa Yoshioka.