A fintech Asaas, que tem uma plataforma de gestão de cobranças e pagamentos para MEIs e pequenas empresas, registrou nos seis primeiros meses deste ano um crescimento de 125% no montante transacionado por meio do aplicativo pelos seus clientes. No total, os pequenos empresários que usam o Asaas para gerir seus negócios, movimentaram cerca de R$ 400 milhões no primeiro semestre. A empresa prevê que o faturamento cresça cerca de 210% até dezembro e feche o ano na casa dos R$ 13 milhões.
O modelo de negócios da Asaas se enquadra em uma fintech, empresas que estão na interseção entre as áreas de tecnologia e de serviços financeiros. O software fechou os primeiros seis meses do ano com oito mil usuários, que geraram uma receita mensal de cerca de R$ 1 milhão.
O crescimento no caixa possibilitou o aumento do time, de 32 pessoas no começo do ano, a empresa conta agora com 50 colaboradores e uma nova sede para abrigar todo mundo. Piero Contezini, CEO e cofundador da startup, defende que o crescimento foi motivado por “Crescemos este ano com base no aumento da qualidade dos nossos serviços, com o lançamento do cartão pré pago e o suporte a notas fiscais eletrônicas, nossa solução atende todos os processos de cobrança e envio de dinheiro até mesmo para negócios que não possuem conta em banco.”
Gestão de cobranças para MEIs — A plataforma funciona como um meio para os pequenos empresários gerirem seus recebidos e efetuarem cobranças. A Asaas já conseguiu reduzir, em média, 50% na inadimplência e aproximadamente uma hora de trabalho diário dos usuários. “Trabalhamos para melhorar o relacionamento entre fornecedores e clientes. Por meio de uma plataforma de comunicação multicanal, tornamos todas as cobranças entre eles algo simples e profissional, atendendo negócios, formais ou não, que anteriormente não teriam condições de adquirir esse tipo de tecnologia”, aponta Piero.
O sistema foi adotado pelos Bombeiros Voluntários de Joinville, no norte de Santa Catarina. A instituição é mantida por doações e, ao ver diminuir o seu volume de caixa, decidiu contar com o auxílio da tecnologia para não perder mais contribuições; Ao adotar o sistema de gerenciamento de pagamento desenvolvido pela Asaas, a quantidade de contribuintes que havia suspendido as doações caiu mais da metade. O Diretor Executivo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin, afirma que desde o início da parceria — janeiro de 2016 — os atrasos caíram dos 4,5% para menos de 1% dos mais de 20 mil cadastrados.
“O sistema permite automatizar a cobrança, evitando que o nosso parceiro esqueça de pagar a mensalidade. Os lembretes são enviados por mensagens eletrônicas antes e depois da data de vencimento, sempre convidando o cidadão a voltar a contribuir”, explica. O processo permitiu, inclusive, que integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários pudessem ser realocados em funções mais relevantes para a administração da estrutura, já que não há a necessidade de mantê-los na tarefa de ligar para os moradores cobrando os valores.