5 dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães

No Brasil, o Dia das Mães é a comemoração mais importante para o varejo depois do Natal. Só neste ano, a data deve injetar mais de R$17 milhões na economia brasileira, segundo pesquisa do SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). De acordo com um estudo do Ibope Inteligência, 60% dos consumidores planejam comprar algo para presentear a mãe, com gasto médio de R$112.

Em ocasiões como essa, em que os consumidores estão dispostos a gastar, não só é hora de garantir o faturamento, mas também de aproveitar para fidelizar e atrair novos clientes. A Octadesk, plataforma de sistemas voltada para a gestão de relacionamento com cliente, listou cinco dicas para o empresário impulsionar suas vendas e fidelizar clientes no Dia das Mães. Confira:

1 – Investir em e-commerce

Se as vendas no varejo físico ainda têm dificuldades para se reerguer, o comércio online não presencia o mesmo cenário. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) , as vendas online cresceram 12% em 2017 e a projeção é de 15% para 2018.

2 – Surpreenda seus clientes

Com a grande variedade de ofertas de produtos e serviços disponíveis no mercado, não é fácil conquistar um consumidor. Assim, para o comerciante ter sucesso junto ao seu cliente, deve esforçar-se para surpreendê-lo. É importante que os comércios invistam em algo novo que incremente a experiência do cliente. Ofereça flores, vouchers ou amostras dos seus produtos. Pequenas ações como essas fazem toda diferença na hora da decisão de compra do consumidor que, dada a variedade de opções disponíveis, precisa ater-se a detalhes para fazer a melhor escolha.

Performa.AI

3 – Planeje

Muitos consumidores planejam-se para comprar não só os presentes que serão entregues no domingo, mas aquilo que é necessário para fazer os preparativos da comemoração. Dependendo de como cada um irá comemorar a data, a procura por artigos para festas e para um jantar pode aumentar. Também, nesse momento, o mercado da moda é beneficiado, já que é comum que os clientes desejem roupas e acessórios novos para datas que consideram especiais. Por isso, pensar no que oferecer para os clientes é válido: condições especiais de pagamento, promoções, políticas diferentes de troca? Defina seu planejamento e prepare seu estoque!

4 – Invista em atendimento em tempo real

Atualmente, o cliente quer ter seus desejos satisfeitos em qualquer lugar. Sabemos que é muito comum os consumidores deixarem para a última hora uma compra que precisam fazer. Nesse cenário, o atendimento em tempo real veio para atingir essas expectativas. Por isso, agora que a demanda vai crescer, é importante garantir que os clientes sejam atendidos também em dispositivos mobile e por chats em tempo real. Essa é uma forma de compra que vem crescendo ano a ano e investir em chat, sites e apps mobile são um diferencial importante nesse caso.

5 – Faça promoções e dê brindes personalizados

Para um empreendimento fidelizar clientes, precisa investir em personalização. Seja para atrair consumidores novos ou reter os antigos, pense no que faz de cada um deles especial para o seu negócio e expresse isso por meio dos produtos e condições únicas para oferecer. Essa é uma oportunidade para fazer parcerias com empresas de outros setores para criar um produto novo. Além disso, muitos comércios acham que seus clientes querem ganhar uma garrafa de vinho, por exemplo, mas eles estão interessados em receber uma caixa de bombons. Por isso, vale uma pesquisa prévia, que avalie os principais gostos e expectativas do cliente nesse momento. Se eles respondem uma pesquisa e conseguem ver resultados na prática a partir dos dados que geraram, ficam ainda mais satisfeitos!

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