Com estratégia, Dia dos Pais é ótima oportunidade para e-commerce nacional

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Datas sazonais. Quem possui um e-commerce sabe a importância dessa expressão para o sucesso de seu negócio. Alguns feriados e dias comemorativos conseguem alavancar as vendas e impulsionar o faturamento da loja virtual – desde que o empresário se prepare com antecedência para isso.

Black Friday, Natal e Dia das Mães são as três principais datas para o comércio eletrônico, sendo responsáveis por grande parte dos pedidos. Normalmente deixado de lado nesta lista, o Dia dos Pais cresceu em importância nos últimos anos e também se transformou em uma grande oportunidade para os varejistas online.

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a data deve movimentar R$ 2,24 bilhões neste ano, considerando o período entre 16 de julho e 4 de agosto. É um crescimento de 8% em relação a 2017 – o que a coloca como um dos períodos de maior faturamento do setor.

No total, devem ser realizados cerca de 6,82 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com tíquete médio de R$ 329. As principais categorias são “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Materiais Esportivos” e “Moda e Acessórios”.

Mas não são apenas estes segmentos que podem incrementar o faturamento dessa celebração. Com planejamento, criatividade e dedicação, é possível pensar em soluções que aqueçam as vendas e façam com que sua loja virtual consiga aproveitar números tão positivos.

Escolha bem o catálogo de produtos e faça promoções

É o que faz, por exemplo, a Giuliana Flores, maior e-commerce de flores e presentes do Brasil. A empresa sabe que seu produto principal tem pouca aderência no Dia dos Pais – diferentemente, por exemplo, do Dia das Mães e Dia dos Namorados. Assim, passa a investir em chocolates, cervejas especiais, entre outros presentes.

“É preciso se planejar com antecedência para identificar novidades e produtos que estejam de acordo com a data. Além, é claro, de investir em comunicação e marketing para mostrar que também há ótimas opções para os pais em nosso catálogo”, comenta Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.

Assim, a loja virtual espera um aumento de 20% em pedidos e faturamento, se comparado com 2017.

Pequenos lojistas podem se aproveitar dos marketplaces

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Grandes nomes do e-commerce naturalmente contam com um número maior de acessos e pedidos em datas sazonais. Já os pequenos, que enfrentam mais dificuldades para chamar a atenção do consumidor, podem se beneficiar dos marketplaces para aumentar as vendas no Dia dos Pais.

“É um modelo que segue em alta no mercado brasileiro porque oferece aos pequenos lojistas a chance de expor seus produtos em plataformas de grandes marcas e os grandes conseguem aumentar as vendas e o número de visitantes em seu site”, afirma Carlos Alves, head de e-commerce da Riachuelo e diretor de marketplace da ABComm.

Segundo estimativas da associação, uma a cada cinco vendas online no Brasil já ocorre por meio do marketplace. Além disso, apenas em 2017, houve um incremente de 24% no número de vendedores desse segmento, segundo o Panorama dos Marketplaces no Brasil conduzido pela Precifica e em parceria com a ABComm.

Conteúdo de destaque atrai o consumidor e converte em vendas

Achar a melhor forma de vender é apenas um dos passos necessários para ter sucesso em uma data sazonal. É preciso atrair os clientes virtuais para sua loja e, mais importante, fazer com que aquela compra seja concluída no final da jornada. É o que chamamos de transformar visitantes em clientes.

“A maioria dos e-commerces investe esforço para atrair o consumidor, mas esquece de fornecer conteúdo qualificado dos produtos e auxiliar no processo de decisão, que acontece principalmente na página do produto. Quanto mais informações o usuário tiver, mais positiva será a experiência e segurança com a loja e mais consistente será o pedido evitando devoluções de produto.”, explica Flávio Salomão, CEO da I-SEE E-content Solutions.

A empresa desenvolve uma tecnologia própria para enriquecimento, gestão e distribuição de conteúdo de produto para e-commerce, propondo assim uma nova rotina para as marcas controlarem a informações de seus produtos, atuando de forma integrada as plataformas de e-commerce.

Infraestrutura precisa dar conta do aumento de visitas

Por fim, não adianta se planejar e conseguir atrair os clientes para seu site se os sistemas tecnológicos não conseguirem dar conta do aumento de visitas e de pedidos que toda data sazonal costuma trazer. Não há nada mais frustrante para o consumidor do que ter dificuldade na hora de pesquisar e comprar um produto.

“As soluções que fazem parte da sua operação de e-commerce precisam estar funcionando para que a experiência do usuário não seja afetada. Uma navegação truncada, uma demora a mais para processar o pedido ou dificuldade de pagamento faz com que ele desista da compra e migre para a loja do concorrente”, comenta Marcelo Aguiar, CTO da Wevo.

A Wevo desenvolve uma plataforma em nuvem que integra os diversos sistemas utilizados em operações e-commerce e faz com que as interações entre estes sistemas sejam rápidas e fluídas. Isso permite que a navegabilidade do usuário seja excelente, facilitando seu processo de compra.

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