Abrir um negócio é um grande desafio, porém o maior obstáculo é mantê-lo em pleno vapor. Isso porque muitos empreendedores têm boas ideias, mas esquecem do mais importante: o planejamento financeiro e estratégico. Em junho, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o estudo “Demografia das Empresas 2015” mostrando que o número de corporações que estão fechando as portas no país é maior do que as que estão iniciando as atividades.
O levantamento teve como base negócios criados em 2010. Para se ter uma ideia, só em 2015 foram fechadas 713,6 mil enquanto surgiram 708,6 mil novas. Os motivos mais frequentes, segundo a pesquisa, estão relacionados à gestão. E para ajudar novas empresas a se firmarem no mercado, o cofundador e CEO do Peixe Urbano, Alex Tabor, dá algumas dicas sobre pontos a serem levados em consideração na hora de começar um empreendimento. Confira:
Leve em conta todo o cenário burocrático ao abrir uma empresa
A burocracia e o custo de abrir um negócio são alguns fatores para se levar em conta. De fato, é complexo, demorado e caro, mas é possível encontrar uma atividade mais fácil de executar que as demais. Empresa de serviços geralmente é um exemplo, com tributação mais simples e reduzida, além de menor necessidade de licenças e alvarás. Em muitos casos, dá para iniciar como microempreendedor Individual (MEI), que é mais acessível e descomplicado, comparado às outras formas. Outro desafio importante é achar um ótimo sócio. Além da confiança, é essencial que esta pessoa tenha habilidades e qualidades complementares às suas. Há muito o que se fazer na fase inicial de uma empresa, que não cabe a um sócio questionar os detalhes das atividades do outro, o que pode acontecer quando ambos têm o mesmo perfil.
Identifique um modelo de negócios duradouro
Uma empresa líder de mercado tem um prêmio de valor muito alto, comparado às outras do mesmo segmento. Sua ambição pode ser grande, mas você precisa andar com passos mais curtos. Um bom exemplo disso é o Facebook. O Myspace e o Orkut já eram muito grandes quando ele foi lançado. Mark Zuckerberg havia criado a rede social com o nome The Facebook e só os alunos da Universidade Harvard, nos EUA, podiam usá-lo. Depois disso, ele ampliou o negócio para atender a um grupo de universidades da Costa Leste dos EUA, chamado Ivy League, do qual Harvard faz parte. Uma vez dominante nesse grupo, o Facebook foi aberto a todas as universidades dos EUA e, em seguida, para todo o país. Após dominar os EUA, Zuckerberg começou a focar em outros países, até se tornar a maior rede social do mundo.
Encontre um gap de necessidade no mercado
No início, a empresa não vai ter pessoas o suficiente para fazer tudo o que precisa ser feito. É necessário terceirizar e automatizar tudo o que puder e, se possível, deixar a vida social para depois. É preciso ser eficiente e focado para conseguir tocar as atividades da operação da empresa, e ainda ter tempo para fazer entrevistas e contratações que eventualmente vão permitir um retorno ao equilíbrio da vida profissional com a vida pessoal. Também é fundamental pesquisar, inovar de forma simples e procurar um gap de necessidade real no mercado.
Defina um plano de negócios para manter a empresa no longo prazo
É importante definir um plano anual, com todos os custos para manter o negócio saudável, e focar na execução para que cada passo seja dado com a maior cautela possível. É preciso se transparente nas informações compartilhadas com os demais líderes, para que a empresa se desenvolva de forma saudável e com objetivos alinhados.
Controle do fluxo de caixa é essencial
Quando se está montando um negócio em um novo mercado, o controle do fluxo de caixa deve ser preciso, pois é a partir dele que a empresa vai gerar as informações essenciais para um crescimento responsável. É importante evitar entrar em contratos de longo prazo e com altas multas de encerramento antecipado. Serviços como Amazon AWS (computação em nuvem) permitem a você escalar os seus custos junto com o crescimento da operação, sem investimento inicial e sem compromissos de longo prazo. Uma vez que o produto e a operação estão mais maduros, com receitas mais previsíveis, você pode entrar em contratos de longo prazo para reduzir os custos.
Tenha sucesso com investidores
É importante montar um corpo de sócios estratégicos com competências complementares e alinhados com os maiores desafios da empresa. A equipe precisa transmitir confiança e engajamento. Para muitos investidores, a equipe fundadora é mais importante do que o modelo de negócio em si, já que por ela é possível mostrar a capacidade de execução do projeto.