Como se diferenciar da concorrência em meio a abundância de ofertas e margens de lucro apertadas? A resposta pode estar na experiência de compra oferecida. Despertar as emoções do consumidor, promover o engajamento e a conectividade com a marca são ações positivas e que podem resultar em uma relação duradoura com o cliente.
Para Fabricio Costa, CEO da Equals, empresa especialista em gestão e conciliação de vendas com cartões de crédito e débito, boletos e outros meios de pagamentos online, o grande desafio das empresas, na atualidade, é entender o que o consumidor busca em um produto ou espera daquela marca, e quais fatores permeiam suas escolhas, identificando, dessa forma, hábitos de compra e estilo de vida.
Ele cita, como exemplo positivo, o crescente número de barbearias que oferecem cervejas, produtos de beleza masculinos e acessórios de moda. “Os empreendedores desse mercado entendem que seu público valoriza a aparência, aprecia cervejas premium e utiliza cosméticos voltados à barba e cabelos. Ou seja, os frequentadores não buscam simplesmente uma barba bem feita, mas também uma experiência que contemple seus gostos”, completa.
As empresas que fornecem produtos premium ou prestam serviços que primam por oferecer experiências de compra com maior conforto e praticidade surgem como alternativa a um público cada vez mais disposto a pagar mais por um bom atendimento. Costa também cita como exemplo os serviços da Apple que, segundo ele, servem como grande inspiração para outras companhias. “As ações globais da gigante americana, desde as compras nas Apple Store, até o momento de abrir os produtos em casa, proporcionam uma experiência elegante e agradável. Música, fotos e contatos são sempre sincronizados automaticamente em todos os dispositivos e tudo funciona em harmonia”, cita.
Outra inovação, citada por Costa, é a oferta das mesmas condições de pagamento e atendimento, independentemente do ambiente, seja físico ou digital. Ele lembra que as lojas da companhia disponibilizam, ainda, diversos especialistas para atender usuários leigos e profissionais de TI que estejam em busca de um equipamento para trabalhar.
Segundo Costa, um atendimento qualificado aliado à organização tem o poder de agilizar processos e fidelizar o consumidor. Ele assinala que, diante da ascensão do consumidor, é imprescindível que as empresas compreendam a importância estratégica de oferecer uma jornada de compra agradável. “Entender os hábitos de compra dos clientes e a personalização do atendimento são vitais para a entrega de um serviço diferenciado, garantindo, assim, um relacionamento melhor com público. Já as companhias que ainda estão presas a velhas abordagens ao cliente estão fadadas a perderem seu lugar no mercado”, finaliza.