Omnichannel: Nova forma de aproximar as marcas dos seus consumidores

Há muitos anos se fala sobre o omnichannel como sendo uma nova forma de aproximar as marcas dos seus consumidores. Mas poucas empresas tiraram essa ideia do papel, mesmo diante às exigências dos clientes. Isso pode ser comprovado por meio de estudos do setor. De acordo com a pesquisa “Índice Global de Varejo Omnichannel“, realizada pela PwC, o Brasil se encontra na 26ª posição entre os países que utilizam o sistema e que são mais desenvolvidas, ficando atrás de países como Malásia, África do Sul e Hungria.

Entre as principais dificuldades em implementá-la estão a tributação complexa, a tecnologia de integração entre os diversos sistemas de venda da loja física e online, a logística e preços semelhantes em diferentes canais. Em contrapartida, existem alguns fatores que fazem com que a prática de Click & Collect (Clique e retire) seja uma tendência como a redução do custo efetivo do frete, que corresponde 44% dos    mil compradores do e-commerce, e a diminuição do tempo de entrega, que representa 31%, de acordo com um estudo feito pela MindMiners, startup referência em pesquisas digitais.

Existem no mercado algumas empresas que utilizam softwares e tecnologias que ajudam o varejo a colocar essa tendência em práticas e também plataformas digitais que já oferecem a facilidade aos seus clientes. Conheça alguns exemplos:

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Trustvox: Primeira certificadora de reviews no Brasil lançou um conector que permite extrair todas as informações contidas na DANFE e Cupons fiscais necessários para a coleta de reviews, e com ele será possível ter acesso às opiniões dos clientes independente do software de ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pelas lojas e saber a verdadeira experiência do consumidor, seja dos produtos comercializados, atendimento e outros detalhes importantes e que contam muito para uma satisfação total dos clientes. O intuito é aumentar as vendas e evitar que um determinado produto fique sem review na loja online.

GHFly: A GhFly, agência referência em marketing digital e líder em performance, é pioneira na implementação da ferramenta Local Inventory Ads (LIA) no Brasil, criada pelo Google, na Havan, loja de departamentos mais completa do Brasil. A solução possibilita ao consumidor fazer uma pesquisa por um produto na web a partir do Google Shopping, clicar no anúncio que mais lhe interessar e, por meio do o e-commerce da marca, verificar se o item solicitado está disponível em uma loja física. Além disso, os anúncios LIA realizam uma integração direta com o Google Maps, que mostra o melhor caminho para que o consumidor chegue até o estabelecimento escolhido. Em um mês de trabalho, a GhFly ajudou a Havan conseguir atrair mais de 13 mil consumidores para as lojas físicas da marca.

Supermercado Now: a maior plataforma de supermercados online que permite uma compra completa, inclusive de alimentos frescos, de uma forma prática e rápida. Por meio de shoppers, compradores pessoais, as compras são feitas no próprio mercado e entregue à domicílio. O consumidor pode descrever exatamente sua lista, inclusive, escolher o estado de maturação e quantidade exata de produtos. A plataforma é a união de uma tecnologia eficiente com o cuidado de um serviço personalizado e humanizado, tornando-se a solução perfeita para quem ainda quer ir ao seu mercado de confiança, mas não possui tempo. Fundada em São Paulo em 2015, a plataforma atinge hoje mais de 500 bairros da capital e ABC, ajudando os supermercados parceiros a vender mais.

Propz: A empresa tem como objetivo de auxiliar os varejistas terem conhecimento profundo da jornada de consumo dos clientes,  pois dessa forma é possível oferecer a oferta correta para cada um deles na hora certa. Para isso, ele utiliza a inteligência analítica para recomendar, executar e medir ações que ampliam o resultado do negócio, e enviar a ativação por meio do celular, SMS, Facebook, aplicativos de mensagens e rastrear o comportamento dos clientes, ajudando na estratégia de vendas.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
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