Um profissional motivado pode ser 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e realizar até 37% mais vendas. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia. Por outro lado, a insatisfação de um integrante faz com que ele não produza como poderia, além de contaminar os colegas com o baixo astral. Uma das queixas mais comuns no meio corporativo é a de falta de comunicação entre os líderes e seus times, que representa 27% das reclamações, segundo o app Felizz (www.felizz.com.br). Embora não exista uma fórmula secreta para manter a qualidade de vida no emprego, a startup desenvolveu uma plataforma que ajuda na redução do turnover das empresas e melhora a felicidade dos colaboradores.
O interesse no bem-estar de cada funcionário, o modo de envolvê-lo no ambiente organizacional e o feedback para melhorias constantes são pontos positivos que contribuem para uma atmosfera melhor e mais produtiva. “As companhias enxergam a floresta como um todo, ou seja, avaliam o resultado final e não veem as árvores, isto é, ignoram a individualidade de seus profissionais. Nossa tecnologia possibilita saber mais sobre cada ‘árvore’ e, assim, buscar soluções para possíveis pontos de melhoria”, explica Gustavo Calheiros, fundador do Felizz.
O aplicativo oferece funcionalidades para que o gestor conheça um a um da equipe, com perguntas diárias sobre os sentimentos – com liberdade para detalhamento da razão e pesquisas para ouvi-los. Para identificar a motivação dos funcionários, eles têm liberdade de se expressar, e construir uma “corrente do bem”, a partir de mensagens positivas para aqueles que não estão num bom momento, de boas-vindas para novos colegas e felicitação de aniversariantes, além do reconhecimento das conquistas – em que o próprio time elege os destaques do mês.
O Felizz permite a avaliação dos pares e a si mesmos a partir de atributos predefinidos pelos gestores, por meio do Feedback 360º. “O portal faz as pessoas se envolverem mais e facilita pedidos pontuais dos funcionários para questões profissionais e pessoais que o RH consegue dar atenção, seja via app ou pessoalmente. A interação pode ser anônima, mas nenhuma mensagem fica sem resposta”, conta o executivo.
Felizz expande para EUA e participa do CONARH 2018
Com mais de mil usuários ativos em três meses de operação, a plataforma reduziu em 18,4% o turnover das empresas e aumentou, em média, 14% a felicidade dos colaboradores. Os bons resultados levaram a empresa a participar do CONARH 2018, um dos maiores e mais importantes eventos do segmento. Além disso, acaba de fechar uma parceria com uma agência de comunicação internacional, a Dior Santos Public Relations, sediada em Chicago, que será responsável pela expansão nos EUA.
“As empresas que estão usando tecnologia para gerenciar seus talentos estão criando uma vantagem competitiva que já reflete nos resultados financeiros”, finaliza Gustavo, que até 2020 prevê estar presente em pelo menos 10% das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.