No dia 8 de agosto, a Editora Mackenzie lança o livro “Pesquisa de Marketing: guia prático”, dos autores Vanessa A. Franco Molina e Fred Izumi Utsunomiya, durante o 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A proposta da obra é apresentar os princípios e conceitos que o habilitem a elaborar um projeto de pesquisa de marketing simples, a desenvolver a coleta de dados de forma correta e a redigir um relatório de pesquisa de marketing com informações relevantes.
O lançamento será no estande L050, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, localizado na Rua XX. A 25ª Bienal acontece entre os dias 3 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento” e vai reunir profissionais da cadeia produtiva do livro, como: escritores, tradutores, capistas, editores e livreiros.
A publicação está organizada em dez capítulos, compilando todas as fases do processo de elaboração de uma pesquisa. O propósito é servir como um guia prático para que o leitor possa realizar pesquisas de marketing para seu desenvolvimento acadêmico e profissional, aplicando-as, sobretudo, a contextos de pequenos negócios.
Sobre os autores
Vanessa Aparecida Franco Molina é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente, é professora do Centro de Comunicação e Letras da UPM e da ESPM. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em pesquisa mercadológica e educação em marketing e comunicação. Realiza pesquisas com temática voltada para Comunicação e consumo; mercado de trabalho em comunicação no país e no mundo e interações comunicativas em contextos culturais diversos. É proprietária da empresa Vanessa Molina Consultoria e Pesquisa de Marketing, que realiza pesquisas mercadológicas para diversos tipos de clientes, de diferentes portes e setores.
Fred Izumi Utsunomiya é doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Processos Comunicacionais e graduado em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É professor de dedicação exclusiva no Centro de Comunicação e Letras da UPM há mais de 20 anos, realizando pesquisas sobre temas nas áreas de comunicação institucional, de marketing digital e de análise de discurso. Atuou no mercado nos setores de comunicação empresarial, de design e de marketing. Na área governamental, fez parte da assessoria de comunicação da prefeitura de Santo André. Tem experiência também em organizações do Terceiro Setor, desenvolvendo atividades de planejamento de comunicação.
Ficha técnica:
Título: Pesquisa de marketing
Subtítulo: guia prático
Autores: Vanessa A. Franco Molina e Fred Izumi Utsunomiya
Origem: Nacional.
Editora: Editora Mackenzie.
Idioma: Português.
Edição: 1ª.
Ano de edição: 2018
País de produção: Brasil.
ISBN: 978-85-8293-767-9
Encadernação: Brochura.
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Preço de capa:
Nº de páginas: 164.