No dia 9 de agosto, foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o Becommerce Seller Day, evento gratuito e exclusivo criado para vendedores de Marketplaces com foco no aprendizado dos empreendedores. O ciclo de palestras e apresentações criados pela Becommerce (www.becommerce.com.br), considerada a maior plataforma para gestão de vendas em marketplaces da América Latina, contou com a participação de cerca de 800 pessoas presenciais e mais de 3.500 empreendedores espalhados por todo Brasil – que assistiram ao vivo pelo Youtube.
Frederico Flores, especialista em comércio eletrônico e diretor da Becommerce, destaca que o evento agregou valor a todos os participantes, com conteúdos que auxiliam nos resultados das vendas e expansão de novos negócios. “O nosso objetivo foi fazer com que os vendedores saíssem do evento ainda mais preparados para fazer seus negócios. Ao oferecer capacitação ao lojista, melhoramos sua experiência como vendedor. Com isso, conseguimos agregar mais valor na experiência de compra do consumidor final”, afirma.
Segundo Frederico, o mercado de marketplaces já é responsável por cerca de 25% do faturamento de todo comércio eletrônico no Brasil. “Este dado mostra um mercado em constante expansão e é fundamental que estejamos preparados para atender a esta demanda. O evento propôs levar conhecimento aos vendedores em uma tarde inteira com profissionais de peso que passaram conhecimento, experiência e dicas para agregar ainda mais valor na rotina desses empreendedores.”, finaliza.
Confira os principais insights do que rolou no Becommercer Seller Day 2018:
Alexandre Nogueira – Fundador do Mercadonautas e Universidade Marketplace, os maiores canais para vendedores de marketplace do Brasil
Alexandre Nogueira, youtuber e vendedor do Mercado Livre, deu dicas para otimizar as vendas em marketplaces e detalhes que passam despercebido pelos vendedores na hora de anunciar um produto.
“Para otimizar o negócio, é fundamental priorizar um atendimento profissional, com pós-venda ativo, construir e treinar uma equipe e também se dedicar para montar um anúncio que chame a atenção. Às vezes com uma única palavra no título, o seu concorrente consegue vender mais do que os outros”, explica.
André Santos – Fullfilment – Executivo no Mercado Envios e autor do best seller Super Vendedores do Mercado Livre e Outros Marketplaces
A segunda palestra do evento foi ministrada pelo supervisor do Mercado Envios, André Santos. Ele destacou as mudanças que ocorreram nos últimos anos na empresa e as soluções de logística que foram criadas para melhorar a experiência de quem vende e compra.
“O Mercado Livre mudou. Demanda, pagamento e logística são os desafios atuais da empresas e o Fulfilment é a nova solução logística que o ML criou nos últimos anos para melhorar a rotina dos lojistas”, destaca.
Cybelle Fernandes – Gerente Consultivo do Mercado Livre
A gerente consultiva do Mercado Livre, Cybelle Fernandes, explicou como funciona o Programa de Proteção à Propriedade Intelectual do Mercado Livre (PPPI). Segundo ela, o Programa tem o objetivo de impedir que sejam anunciados no marketplace produtos que violem direitos de propriedade intelectual, sejam direitos de autor, patente, marca, modelo ou desenho industrial.
A palestrante explicou aos participantes que Mercado Livre possui um grupo de profissionais que trabalha exclusivamente para casos do PPPI. “O departamento Jurídico da empresa trabalha em parceria com a equipe de proteção e segurança para fazer uma análise do perfil de vendedores que sofreram uma denúncia. Também possuem uma equipe de Customer Experience para atender temas relacionados ao combate à pirataria”, finaliza.
Rodrigo Maruxo – Palestrante e consultor premiado pela ABComm e E-Commerce Brasil e coautor do best seller Gerentes de E-commerce
Rodrigo Maruxo consultor premiado pela ABComm e E-Commerce Brasil encantou os participantes com uma palestra que destacou a “Magia Disney”. Na ocasião, ele citou a importância de trabalhar a experiência do cliente.
Segundo ele, quanto mais o cliente se sentir satisfeito ao consumir um produto ou serviço, mais chances ele tem de voltar a consumir. “A pior coisa é depender de um desconto para conseguir vender. É fundamental materializar a experiência do cliente, aproveitar o momento positivo da emoção, da ansiedade, para gravar sentimentos bons em nossos clientes e assim, fidelizar seu público”, explicou Maruxo.
Felipe Pavoni – Diretor de Ecommerce da Saraiva
Já o diretor de Ecommerce da Saraiva, Felipe Pavoni, mostrou como funciona o trabalho de relacionamento com clientes da empresa e como foi sair do físico, para atuar no mundo online. Hoje as vendas da Saraiva pela internet já representam 40% da venda de livros online em todo o Brasil.
Segundo Pavoni, o sistema de e-commerce e lojas físicas da Saraiva estão totalmente integradas e isso otimiza as vendas e melhora a experiência do usuário. “Investimos na melhoria da experiência do cliente ao criar ações que nos possibilita conhecer nosso usuário, como por exemplo, oferecer uma lista de produtos por perfil, outlets, conteúdos em blogs e redes sociais, além de engajamento da marca com diversos públicos, como influenciadores e feiras”, conta Pavoni.
Leandro Feitosa – Gerente Comercial da Becommerce
Já o Gerente Comercial da Becommerce, Leandro Feitosa, ressaltou a importância da tecnologia para otimização das vendas e redução de custos.
“É fundamental aproveitarmos cada vez mais estas qualidades para promover grandes experiências para quem vende e compra. É por meio dos avanços tecnológicos que criamos valor aos usuários e empoderamos o ecommerce”, conta.
Francisco Faulhaber – Diretor B2B services & Operations da Dafiti Group
Francisco Faulhaber, diretor B2B services & operations da Dafiti Group, maior e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, fechou o ciclo de palestras do Becommerce Seller Day. O palestrante ressaltou a importância de avaliar o comportamento do cliente, as possíveis tendências e se arriscar para conseguir melhores resultados de vendas.
“Observando esse cenário onde tudo está mudando constantemente, precisamos arriscar mais, fazer testes e identificar possíveis tendências que irão nos ajudar na tomada de decisões. É isso que fazemos na Dafiti. Estar ciente do que o consumidor quer, sem necessariamente perguntar a ele, e também estar aberto ao erro, mas sempre com a mentalidade de aprender, inovar”, finaliza.