A Ingenico ePayments, divisão de pagamentos móveis e online do Grupo Ingenico, realizou nesta semana a segunda edição do evento Ingenico eSessions São Paulo, a qual reuniu os principais líderes do e-commerce para compartilhar suas experiências e aprendizados sobre prevenção de fraudes, aumento de taxas de conversão e inovação nos pagamentos, entre outros temas.
Matías Fainbrum, General Manager da Ingenico ePayments Latam, reforçou a importância de oferecer soluções de pagamento inovadoras nas lojas virtuais. “Os varejistas devem se adaptar e oferecer soluções descomplicadas para manter os clientes interessados e aumentar a taxa de conversão”, comenta Fainbrum.
No comércio eletrônico, para que haja conexão entre as lojas virtuais e o público jovem é necessário inovar nas opções de pagamento. Algumas das soluções inovadoras que a Ingenico oferece para simplificar os métodos de pagamento são:
Message Bots (em parceria com a Joinedapp): Atualmente, existem 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens no mundo. Desse número, 35% já usam tais aplicativos para conectar-se com os comerciantes com os quais têm interesse em realizar uma compra. Isso representa uma ótima oportunidade para os lojistas, já que eles estão em contato com seus clientes 24/7 e têm a opção de oferecer um serviço ou produto adicional, o que pode aumentar as receitas entre 10% e 30%. Além disso, é também uma vantagem para os clientes, que podem finalizar a compra sem a necessidade de sair da página da conversa.
Gamificação no checkout: Esta ferramenta permite que os comerciantes adicionem um jogo na página de confirmação do pagamento, onde podem oferecer descontos ou até mesmo dar a oportunidade para que o cliente recupere o valor do seu carrinho de compras. Isso serve para atrair mais clientes e aumentar as vendas, já que faz com que a conversão aumente em 15%, e o valor médio do carrinho de compras, em 25%.
TapHero (protótipo): Usando a tecnologia NFC, o TapHero permite que os clientes façam compras ou paguem por serviços simplesmente aproximando o cartão de crédito/débito ao dispositivo móvel do comerciante, sem precisar inserir manualmente o número do cartão (o código CVV é solicitado por segurança).
Escaneamento automático e Pagamento Móvel (Protótipo): Aproximadamente 62% dos clientes gostam de ver, sentir e experimentar os produtos antes de comprá-los. Cerca de 66% deles vão embora da loja física se a fila do caixa estiver muito longa. Com essa nova ferramenta de pagamento, o cliente pode entrar na loja, abrir o aplicativo, digitalizar os produtos que deseja comprar e efetuar o pagamento no próprio aplicativo. Há também a opção de escolher os produtos, escanear os códigos de barra de cada um deles e pagá-los no caixa, por meio de um QR Code. Isso oferece aos clientes a experiência completa de compras na loja física com a conveniência de um pagamento sem atritos. Para o comerciante, oferece ainda a vantagem de reduzir custos, devido à digitalização dos processos.
Telas conectadas (Protótipo em associação com a Think & Go): As telas conectadas são grandes dispositivos que disponibilizam a venda de serviços ou produtos online, e são posicionadas em lugares públicos. Os clientes podem navegar pela tela, escolher o que desejam comprar e finalizar a compra aproximando seu cartão ao dispositivo. Esse modelo inovador amplia a aceitação de pagamentos e oferece a capacidade de criação de negócios ou lojas no conceito pop-up.